29 de set. de 2011

Parque Anália Franco oferece lazer, ampla área verde e cursos gratuitos

Administrado pela prefeitura, o complexo promove diversas programações recreativas abertas ao público

Por Elizabeth Costa e Fernanda Ricardo

Maior piscina da américa latina
Foto: Elizabeth Costa

Toda área do atual Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) - Anália Franco é originária da antiga reserva de mata atlântica, onde, em janeiro de 1975, foi inaugurado no local o chamado CERET (Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador). A administração do parque foi transferida do estado para a prefeitura em maio de 2008.

O também conhecido Parque Anália Franco está localizado no distrito de Vila Formosa. Até a transferência da administração, o maior complexo esportivo da capital de São Paulo era coordenado por um conselho cuja maioria era composta por sindicalistas e, para frequentar o parque, era necessário pagar pelo uso dos equipamentos. Hoje, sob a administração da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação o complexo é aberto a todos os cidadãos sem exigência de carteirinha ou qualquer tipo de cobrança, assim como os demais parques da cidade.



Quadras poliesportivas
Por: Elizabeth Costa

No terreno de 286 mil metros quadrados, promovem-se programações recreativas, educacionais, culturais, sociais e esportivas. Devido a esta extensa área verde, tem-se excelente qualidade do ar. O local é considerado como um dos melhores da zona leste de São Paulo para prática de corrida e caminhada. “Frequento o parque desde a inauguração, atualmente só faço caminhada e jogo bola”, afirma Valdemar Espada.

Com a maior piscina da América Latina, que mede 100 metros de comprimento por 50 metros de largura, o complexo ainda possui dois grandes campos de futebol, mais de uma dezena de quadras poliesportivas para prática dos mais diversos esportes coletivos como vôlei, basquete e futebol de salão, e várias quadras para prática de tênis. Há ainda salas de ginástica, playground e um amplo estacionamento gratuito.

Quando, em 2010, o Estádio do Trabalhador, principal instalação do parque para a prática do futebol, passou a receber a prática do rugby, este tornou-se oficialmente a Arena Paulista de Rugby, primeira instalação esportiva pública dedicada à prática de tal esporte em São Paulo.

Um dos campos de futebol do parque
Foto: Elizabeth Costa


Outro atrativo do local são as diversas aulas gratuitas oferecidas por meio do programa Clube Escola, idealizado, planejado e gerido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Há aulas de futebol, futsal, handebol, voleibol, alongamento, ginástica localizada, ginástica melhor idade, jump/gap, karatê, capoeira, tênis, todos estes com professores do PET.







Professor de tênis, Emerson Limeira
Foto: Elizabeth Costa



De acordo com o professor Emerson Limeira, são por volta de 580 alunos que estão nas aulas de tênis divididos no período de segunda a sexta, das 8h às 17h, e de sábado em horários alternativos. O parque ainda oferece oficinas de dança de salão, circo, yoga, tai chi chuan.

O complexo é palco de vários eventos, como a Virada Esportiva, promovida pela Secretaria de Esportes, que tem por objetivo incentivar a constante prática de exercícios físicos, além de utilizar o esporte como instrumento de inclusão social.




Nosso parque



3 comentários:

Erick Prates disse...

Fiz aula com o Emerson : )
E caminho de segunda a sexta. O PET, eterno CERET é ótimo para quem sabe aproveitar:

Nathalia Roncada disse...

Você sabe me informar quais outros cursos gratuitos que são oferecidos pelo parque?
Att.Abs

Nathalia Roncada disse...

Nossa entrei no site do parque muito bom tem todas as informações mto bom
valeu :)
Att nathy Roncada

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification