1 de set. de 2011

Relatório da OCDE divulga o aumento do uso da tecnologia na educação

Pesquisas apontam que utilizar aparelhos eletrônicos em sala de aula pode trazer diversos benefícios, como a melhoria da leitura e escrita

Por Ingrid Taveira, Larissa Leonardi e Walace Toledo
O Ipad é um dos aparalhos que pode substituir o livro didático em sala de aula
Banco de imagem



As últimas pesquisas realizadas pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), no final de junho, apontam que, mesmo em casa, o acesso à internet, como forma de pesquisa e estudo, tem influencia positiva nas habilidades de leitura. O uso de ferramentas eletrônicas, como tablets, podem ajudar os alunos a terem aulas mais dinâmicas e práticas. Com esses recursos é necessário treinar não só os que irão utilizar o equipamento, como também os professores, para que explorem o aparelho de forma correta e atrativa.

Thiago Mônaco: "O estudo
pode ser tornar mais prazeroso"
Arquivo pessoal
Para Thiago Mônaco, arquiteto de sistemas, no ambiente escolar, especificamente, é fundamental que as pessoas tenham acesso a recursos tecnológicos. “Existem diversas maneiras de utilizar a tecnologia como um agregador, desde a mais simples, como disponibilizar um portal exclusivo para que os alunos possam realizar download do material apresentado em sala de aula, até recursos mais avançados, onde o quadro branco utilizado pelo professor é totalmente integrado com recursos tecnológicos, o que permite que toda a informação seja digitalizada e transmitida simultaneamente para o computador dos alunos, até para os que não estão presentes” explica Mônaco.

Essas ferramentas podem reduzir a necessidade do uso de livros didáticos, na medida em que propiciarem acesso a informações confiáveis, especialmente para artigos acadêmicos. O conhecimento disponível na internet é mais numeroso e diversificado do que o material que os alunos podem acessar em mídia impressa. Acesso a gráficos, dados estatísticos e mapas podem ser feitos imediatamente, e os dados, consequentemente, poderão estar mais atualizados. Mônaco defende: “A tecnologia está aí para ser usada e, se utilizada de maneira correta, pode permitir que o ambiente escolar se transforme em algo prazeroso para todos”.

Mesmo com os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para as salas de aula, ainda há dúvidas se haverá como impor limites na utilização dos aparelhos. Segundo Carlos Fuser, professor de pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul, o uso dessas tecnologias exige, além do acesso a hardwares, softwares e sistemas de comunicação, o domínio do seu uso. A adaptação dos métodos de ensino e preparação do material pedagógico exige mais tempo. “A substituição de livros didáticos só pode ser total se o material disponibilizado for de qualidade e a indicação de links permitirem a ampliação dos estudos. Nos cursos presenciais, essa substituição deve ser em maior proporção, pois é importante manter a familiaridade e o uso dos livros pelos alunos”, afirma Fuser.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification