25 de out. de 2011

Canoístas brasileiros tentam entrar para o Livro dos Recordes

Depois de remadas em geleiras, a equipe R&A Canoagem investe no Deserto do Atacama, no Chile.

Por João Pontaltti

Expedição Bahia Maratona de Canoagem / Bahia
 Arquivo Pessoal
A equipe R&A Canoagem, da cidade de São Paulo, divulga sua nova aventura internacional. Ainda pelo Chile, os canoístas objetivam remar a 4.600 metros de altitude no Lago Chungará no Deserto do Atacama, e, com esse número obter entrada no Guinness Book (Livro dos Recordes).

A data de embarque para a expedição é 11 de novembro. Os remadores farão um trajeto de aproximadamente 2.200 quilômetros e passarão por mais de 15 cidades, o que resultará em prováveis 4.600 quilômetros rodados em toda a expedição. “A expectativa para a Expedição Deserto do Atacama está muito boa, já que estamos nos preparando para ficarmos 10 dias em expedição com um longo trajeto rodoviário”, diz Alexandre Alves, canoísta da equipe. Além de remar no Lago Chungará, os canoístas remarão também na Laguna Roja, lagoa famosa pela curiosa cor vermelha de suas águas.

Expedição Vale do Ribeira - São Paulo
Por João Pontaltti
A equipe é consciente dos riscos e perigos previstos que poderão surgir ao longo da expedição. “Não sabemos bem a realidade dos lugares que vamos passar e isso nos deixa um pouco apreensivos, mas estaremos entre amigos e parceiros, e tomaremos todos os cuidados para que não tenhamos surpresas desagradáveis”, afirma o colaborador da equipe, Eduardo Alves Júnior.

O último desafio internacional da R&A aconteceu no ano passado, chamado de Expedição Cordilheira dos Andes, também no Chile. Nesta expedição, os canoístas remaram 2.500 metros de altitude em lagos congelados. “Remar no gelo é espetacular. Momento em que a camada fina se rompe, o som emitido é parecido com placas de vidro se espatifando, a ruptura vai se estendendo ao longo do lago e, conforme o caiaque vai ganhando força, o barulho aumenta e a sensação é fantástica”, diz Rodrigo Oliveira, canoísta da R&A.

Expedição Cordilheira dos Andes / Chile
Arquivo Pessoal
A equipe R&A Canoagem surgiu em 2009 com objetivo de reunir amigos para participar e promover, sem fins lucrativos, atividades ligadas à canoagem esportiva e de lazer. Neste período, já foram realizadas competições e expedições em vários Estados brasileiros como: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Vídeo: Expedição Cordilheira dos Andes / Chile

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification