7 de out. de 2011

Depressão: A fonte dos males da modernidade

Responsável por destruir o ânimo de jovens, adultos e idosos, doença ataca 23% dos brasileiros



Por Vasco Guimarães Franco

Ressonância magnética de um cerebro com depressão
Foto: Divulgação
Depressão é uma doença que afeta o estado de humor da pessoa, fazendo com que o sentimento de tristeza seja arrebatador. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares.


Também é conhecida como transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal.

Segundo a professora de farmácia e bioquímica Adryana Ribeiro, 29 anos ,nem sempre é possível determinar quais acontecimentos levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais pode se determinar o evento desencadeador.

“As causas de depressão são múltiplas, e somadas podem iniciar a doença. Devem-se a questões constitucionais da pessoa, como fatores genéticos e neuroquímicos somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como estresse, estilo de vida, crises, separações, mortes, crise da meia-idade, entre outros”, afirma Adryana.

Andréa Ferreira, 39 anos, professora de matemática, teve depressão devido ao uso abusivo de anfetaminas e bromazepan por um ano e meio, sendo que o prazo máximo para consumo é de seis meses. Parou de consumir e onível de serotonina caiu bruscamente, ocasionando a depressão.

A professora iniciou o tratamento com um psiquiatradurante um ano, depois mais um ano para começar a parar com a medicação, diminuindo até parar completamente, mas sem estar livre de desagradáveis efeitos colaterais.

“Tinhasudorese excessiva, inchaço, ganho de peso e retenção de líquidos, tontura e dor de cabeça nos primeiros 15 dias, que foi o período de adaptação”, comenta Andréa.

Mirtes Rodrigues, 65 anos, começou a apresentar sintomas de depressão após perder seu marido. Começou a comer demais, dormir e acordar muito tarde, não sair de casa e não ter ânimo ou disposição para nada.


A depressão é uma doença reversível, se tratada adequadamente. Os cuidados médicos sempre se fazem necessários, sendo relacionado ao perfil de cada paciente. O tratamento varia de acordo com a gravidade da depressão, indo de tratamento apenas psicoterápico, a uso de farmacologias pesadas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification