14 de out. de 2011

Theatro Municipal celebra seu centenário com grandes apresentações

Após período de restauração, espaço cultural recebe o público para comemorações

Por Elizabeth Costa e Fernanda Ricardo

Fachada do edifício evidencia as comemorações do centenário
Foto: Elizabeth Costa

No mês de setembro, o Theatro Municipal de São Paulo, um dos cartões postais da cidade, completa 100 anos e, para celebrar, elaborou uma programação especial que será protagonizada pelo corpo artístico da casa. As comemorações iniciaram-se no dia 12, data do aniversário do teatro, com a apresentação da Ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, montada pela Orquestra Sinfônica Municipal e pelo Coral Lírico. Com direção de Felipe Hirsch, o espetáculo teve seus ingressos esgotados.

O Quarteto de Cordas com a solista e pianista Cristina Ortiz também fizeram parte da celebração. A Orquestra Experimental de Repertório promoveu um concerto com a participação da soprano Rosana Lamosa e do tenor Fernando Portari. No dia 25 de setembro, a Orquestra Sinfônica Municipal prestigiou as comemorações com uma apresentação conduzida por seu regente e também diretor artístico do teatro Abel Rocha. O encerramento das festividades aconteceu no dia 27 de setembro, com a coreografia Paraíso Perdido, do Balé da cidade de São Paulo. A anfitriã do Theatro Municipal, Maria Rosa Sabatelli, comenta que as comemorações foram um sucesso e todos os espetáculos tiveram altos índices de público.

Para festejar seu centenário, o teatro passou por três anos de reforma e obras de restauração que consumiram um total de R$ 27 milhões, recursos provenientes principalmente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da prefeitura. As obras modernizaram salão nobre, revitalizaram a fachada, restauraram assentos e encostos. 


Gabriel Maravalli como Maestro Carlos Gomes para atrair os turistas
Foto: Elizabeth Costa
“Achei maravilhosa a restauração, já que manteve praticamente tudo como era antes. A sensação que dá é que você realmente está no século passado, vivendo aquele momento de época”, afirma Ana Paula Pereira, gaúcha que veio a São Paulo a trabalho e resolveu conhecer o espaço. Os 14.262 vidros que compõem os conjuntos de vitrais foram recuperados, as pinturas decorativas, resgatadas com base em fotos antigas, e o palco foi equipado com os mais modernos mecanismos cênicos.

Concebido pelo arquiteto Ramos de Azevedo e pelos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro Municipal foi erguido como um mosaico cultural: a inspiração veio da França, os vitrais, da Alemanha, e o mármore, da Itália. E hoje traz consigo a história e grandes nomes que passaram pelo seu palco, como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Vaslav Nijinsky, Isadora Duncan, além dos ícones da semana de Arte Moderna, como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

O Theatro Municipal de São Paulo passou de departamento da Secretaria Municipal de Cultura a Fundação Pública de direito público em 27 de maio de 2011, o que confere maior agilidade e autonomia à gestão. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Cultura, a transformação do teatro em fundação ajudará em seu melhor gerenciamento, pois desta forma sua administração terá total dedicação ao espaço.

Atualmente, o teatro abriga um corpo artístico composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.

A escadaria do Teatro Municipal dá "boas vindas" à seus visitantes
Foto: Elizabeth Costa

Há também no teatro a promoção da Ação Educativa, que busca ampliar sua atuação junto à população, desenvolvendo atividades ligadas às áreas de expressão do teatro e aspectos relevantes de sua história. Dessa forma, tem como meta atuar no campo da educação patrimonial e da apreciação estética, por meio de visitas monitoradas, encontros temáticos direcionados a educadores e professores e elaboração de materiais pedagógicos. “Trabalho para uma empresa de turismo receptivo e, quando os turistas vêm para cá, apresentamos os ‘ícones’ da cidade. As visitas monitoradas promovidas pelo teatro são sempre bem apreciadas”, comenta Gabriel Maravalli, que trabalha há cinco anos em uma agência de turismo.

O Theatro Municipal de São Paulo preparou um programa educativo diferenciado para celebrar seu centenário. Os roteiros de visitas monitoradas passaram a incluir o Museu do Theatro, onde os participantes conhecem a história da instituição.


Theatro Municipal


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification