26 de out. de 2011

Pesquisa do IBGE revela que 60% dos brasileiros estão acima do peso

Projetos para combater a obesidade visam incentivar a população a consumir alimentos saudáveis

Por Larissa Leonardi
Aumento progressivo da obesidade nos brasileiros com 20 anos ou mais
Gráfico: Larissa Leonardi
No dia 12 de outubro é comemorado o Dia Internacional de Combate à Obesidade. A iniciativa tem como objetivo principal orientar as pessoas a evitarem práticas que ocasionam o excesso de peso, como o sedentarismo, pois a falta de exercícios físicos, associada à má alimentação, pode ajudar no acúmulo de células. A obesidade se desenvolve quando a reserva de gordura aumenta, resultando em sobrepeso.

Avaliar o IMC, Índice de Massa Corporal, é o método mais prático e eficiente de medir os níveis corporais. Para calculá-lo é necessário multiplicar altura e peso, e comparar os resultados com a tabela recomendada pela OMS, Organização Mundial de Saúde. O tamanho das medidas está relacionado ao aumento da ingestão alimentar e a diminuição da prática esportiva, que ajudará a queimar calorias. O gasto energético pode, também, ser associado a fatores hormonais e a características genéticas.

Isa Fenerich recomenda buscar fontes seguras e
 nunca fazer a dieta que o colega fez
Foto: Arquivo Pessoal
Para a enfermeira Isa Fenerich há diversos fatores que podem influenciar. “Isto depende muito mais da sua vontade, se há genética envolvida. Se tem hábitos saudáveis, este fator não vai interferir muito. Precisa ter determinação e obediência quando falamos em obesidade. Precisa abraçar a ideia de mudanças na vida”, ela esclarece.

É possível até modular expressão de genes na vida intrauterina. Por isso a alimentação correta é de extrema importância na gestação. “Quando se tem tendência, é desde criança que ela se desenvolve, ainda mais se essa conviver com indisciplina alimentar. Quando o bebê está se desenvolvendo na barriga da mãe, ela deve ter uma dieta saudável, porque isso irá influenciar na vida adulta”, diz Isa.

Ela explica, também, que procurar um endocrinologista para investigar a hereditariedade e se o corpo está sofrendo alguma alteração no seu funcionamento é uma das melhores práticas. É necessário fazer exames periódicos para monitorar possíveis alterações e seguir uma estratégia de intervenção, sempre indicada por um médico especialista e de confiança.
Bárbara Zamboti: “Preciso emagrecer 5kg”
Foto: Arquivo pessoal

Bárbara Zamboti, 21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, não apresenta sobrepeso, mas quer emagrecer para alcançar a forma física desejada. Apesar de sentir essa necessidade, não procurou orientação médica para poder seguir dietas saudáveis e emagrecer com saúde. “Não procurei o médico, estou tomando chá caseiro”, conta Bárbara. Recorrer a técnicas caseiras e não regulamentadas pelos órgãos de saúde responsáveis, além de, em alguns casos, não ajudar na perda de peso, pode trazer riscos à saúde.

Karina Pimentel, nutricionista, orienta que primeiramente deve existir uma rotina alimentar, comer a cada três horas de intervalo, ter uma boa mastigação, evitar líquidos com as refeições e reduzir o consumo de produtos industrializados são as principais práticas para evitar o excesso de peso.
Ela explica que a alimentação não é a principal causa desse problema. “O estilo de vida, no geral, contribui para isso, o sedentarismo, consumo de álcool e a alimentação desequilibrada também. Há outros fatores, como estresse”.


Karina Pimentel:“Os pais também devem estimular os
 exercícios físicos regularmente”
Foto: Arquivo pessoal

Ela complementa que vale também incluir mais alimentos, como frutas e hortaliças na rotina alimentar, evitar consumo excessivo de produtos industrializados, alimentos com alta carga de açúcar e gordura. Fazer atividade física e respeitar o nosso organismo é imprescindível, porque ele dá sinais quando algo não está funcionando adequadamente.


Aprenda a calcular seu IMC




O cálculo é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Exemplo:
IMC = 54 (peso) ÷ 1,60² (altura)
IMC = 54 ÷ 2,56
IMC = 21

Resultado: 21 - Peso saudável

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification