12 de out. de 2011

Mercado imobiliário cresce no Jardim Anália Franco

Pesquisa analisada por especialistas e moradora da região identificam a evolução do bairro

Por Bruno Dionisio, Danilo Cardoso e Laís Carvalho 

Prédios do Jd Anália Franco mostram o crescimento do bairro
Foto: Bruno Dionisio

O bairro Jardim Anália Franco, localizado na zona leste de São Paulo, teve crescimento significativo nos últimos anos, transformando a paisagem do local, que no início era considerada rural, em paisagem urbana composta por ruas asfaltadas e prédios que formam o mercado imobiliário da região.




Fachada do edíficio localizado no bairro
Foto: Bruno Dionisio

O economista e professor universitário Tiago Kaufmann fez uma análise dos gráficos disponíveis no site Agente Imóvel, entre os anos de 2009 e 2010, e identificou que há uma instabilidade no mercado imobiliário local. “Se levarmos em consideração o valor do metro quadrado na localidade do Jardim Anália Franco, verificaremos que o valor do imóvel reduziu 0.2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante a mesma época, o preço médio dos imóveis anunciados obteve um acréscimo de 0.1%, sendo que o número total de imóveis anunciados aumentou em 1.2%, para um total de 173 anúncios em 2010”.

Reside no bairro desde que nasceu
Foto: Bruno Dionisio


A dona de casa Rosemeire Accacio, 51 anos reside no bairro Jardim Anália Franco desde o seu nascimento. 

“Eu gosto muito dessa região, eu cresci aqui, e a região mudou muito, hoje nós temos tudo perto. Barzinhos, o shopping Anália Franco, teatro, faculdade, pizzarias, linhas de ônibus fornecendo acesso ao centro da cidade, tudo é muito bom", conta a moradora.

"Antigamente aqui era tudo de barro, a rua não era asfaltada, só tinha mato, mas durante os anos a região foi valorizando muito”, conclui.





O corretor imobiliário Neli Lindor justifica que o imóvel é caracterizado pela sua localização. “Quanto mais próximo ele for de vias de acesso, como avenidas, rodovias e a determinados centros comerciais, como o shopping Anália Franco, isto traz um aumento de até 30% no valor do imóvel. Agora se a região estiver concentrada em loteamento pertencente à prefeitura, ou locais distantes de comércios de qualquer espécie e de difícil acesso para meios de transporte, ele sofrerá uma perda de 20% a 30% do valor original”.



O desenvolvimento do Jardim Anália Franco é tão expressivo que é considerado por muitos como um bairro nobre devido ao alto padrão de vida dos seus habitantes. Segundo Rosemeire, há pessoas que o chamam de “morumbizinho”.       

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification