14 de out. de 2011

Rodízio de veículos traz novas formas de locomoção em São Paulo

Com restrição de circulação nas principais vias, a bicicleta é uma das melhores opções de transporte


Por João Pontaltti
Uso de bicicleta pode trazer diversos benefícios
Foto: Divulgação
O rodízio de veículos, ou Operação Horário de Pico, como é chamado pela CET, obriga os motoristas a procurarem novos meios de transporte para locomoção com destino ao trabalho e atividades rotineiras durante o período de validez.

No dia proibido, correspondente à placa de seus veículos, os motoristas da capital paulista optam pela utilização do transporte público (ônibus, metrô, trem) ou pelos meios mais simples, como a bicicleta, quando o destino a ser atingido não é tão distante do local de partida.
Willian Celso Barbosa, motorista dos Correios
Foto: Arquivo pessoal

O motorista Willian Celso Barbosa, de 42 anos, concorda com a utilização de outros tipos de transporte, porém ressalta a falta de investimento nas vias. “São necessárias mais vias específicas com segurança para o uso da bicicleta e mais aplicações de recursos públicos no transporte coletivo”. Barbosa trabalha há 15 anos nos Correios e acredita que o rodízio dos veículos não interfere na diminuição do trânsito na cidade pela quantidade e surgimento dos veículos. “O trânsito de São Paulo tem mais ou menos 7 milhões de veículos, e a cada mês são emplacados mais milhares de veículos”.

Flávio Jesus Silva, educador, utiliza a bicicleta para chegar ao seu trabalho e indica os benefícios que ela pode trazer. “Andar de bike faz bem em todos os sentidos, desafoga o transito, não polui, alivia as tensões do dia a dia e faz bem pro meu bolso, além disso, com a bicicleta você consegue interagir mais com as pessoas na rua”. Ressalta também a falta de conscientização da população quanto ao trânsito de veículos. “Vejo que nossa população tem que ser mais bem educada, não existe respeito com os ciclistas e penso que deveriam criar, assim como o rodízio de veículos, o dia da bike, algo que poderia ser realizado uma ou duas vezes ao mês, isso já seria um incentivo a termos novos adeptos”.

Na utilização da bicicleta, para se ter um bom desempenho nas vias atuais da cidade, o ciclista deve estar bem preparado e seguro. Segundo o manual da Associação de Transporte Ativo e do Mountain Bike BH, que incentiva o uso da bicicleta para ir ao trabalho, é necessário que sua bicicleta esteja de acordo com alguns pontos:

Cestas e alforjes
Prepare a bicicleta para carregar suas coisas. Assim, ela se tornará um meio eficiente para chegar ao trabalho. Um bagageiro traseiro (garupa) é suficiente. Nele basta prender sua maleta / mochila com elásticos, ou colocar uma cesta. Ter capacidade de carga também é útil para eventuais compras a caminho de casa.

Capacete e luvas
Proteja um bem valioso. Ninguém espera cair, mas isso pode acontecer a qualquer momento. Se acontecer, a proteção do capacete pode evitar ferimentos graves na cabeça. Luvas proporcionam maior segurança e firmeza na condução do guidão e protegem as mãos, onde ocorre a maioria dos ferimentos nos tombos e choques.

Luzes
Sua bicicleta é um meio de transporte 24horas. E você deve estar preparado para pedalar à noite. Basicamente, você precisará de luzes traseiras e dianteiras para sinalizar a sua presença e a direção que está seguindo. Podem ser usados também refletores - os chamados “olhos de gato”. Em trechos escuros é bom ter um farol dianteiro instalado, para enxergar o caminho.

Para Barbosa: "São necessárias mais vias específicas com segurança"
Foto: Divulgação
Além de respeitar a legislação, contribuir com o objetivo de melhorar as condições ambientais e reduzir a carga de poluentes na atmosfera, o motorista ajuda na diminuição do congestionamento nas principais vias da cidade nos horários de maior movimento.

O rodízio também atinge os veículos particulares e de empresas de qualquer cidade. Porém, aqueles que realizam funções essenciais, como transporte urbano e escolar, atendimento médico, transportadoras de produtos perecíveis e pessoas portadoras de deficiência física, estão dispensados e livres para a circulação.

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