Pessoas buscam as academias para algo além dos exercícios tradicionais, como esteira de corrida e a bicicleta ergométrica
Por: Allyne Pires
Slackline ganha espaço em academias. Foto: Banco de Imagens |
Algumas pessoas não gostam de correr ou de pedalar sem sair do lugar. Para isso, diversas academias abriram espaço para a natação, body jump, pilates e entre outras atividades para atrair todos os tipos de pessoas e não só para perder peso. O slackline faz parte dessas práticas além de uma academia comum e que algumas pessoas buscam.
O slackline surgiu no início de 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos EUA. Os escaladores passavam semanas acampando e, nos tempos vagos, esticavam as suas fitas de escalada e se equilibravam. Também conhecido como corda bamba, pode ser comparado ao cabo de aço usado pelos artistas circenses. Porém, sua flexibilidade permite criar saltos e manobras.
Indicado para todas as idades, de crianças de 5 anos a adultos de 80, o esporte além de trabalhar o físico também o faz com o intelecto. “Destaca-se o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como maiores benefícios do slackline”, afirma a Gibbon, principal marca de fitas para a prática do esporte.
Com relação ao corpo, o slackline fortalece todos os músculos do corpo, principalmente membros inferiores e região abdominal. Segundo a Gibbon, “como a prática utiliza uma fita elástica não há impacto nos juntos, como ocorre na corrida, e o slackline ajuda a fortalecer os juntos e prevenir ferimentos e lesões”.
É praticado a uma altura de 30cm do chão, os mais corajosos se arriscam em alturas bem maiores, o esporte possui outras quatro modalidades: trickline, a partir de 60cm de altura; longline, com comprimento das fitas a partir de 20m; highline, com alturas superiores a 5m; e waterline, prática do slackline sobre a água.
Em entrevista com alguns praticantes, foi unanimidade o que fizeram buscar o slackline, assim como a parede de escalada, em academias: a procura pelo desafio e algo a mais do que correr no mesmo lugar e pegar peso.
0 comentários:
Postar um comentário