Serviço da biblioteca traz acessibilidade de leitura ao seu acervo
Por: Raíssa Fernandes
Campos durante o processo de digitalização de livro. Foto: Divulgação |
O projeto “Livros para Ouvir”, da Biblioteca Latino-Americana Vitor Civita, é um serviço para aproximar pessoas com deficiência visual, baixa escolaridade e da terceira idade ao acesso à leitura.
Carlos Alexandre Campos, funcionário da Biblioteca e um dos responsáveis pelo projeto, conta que cada página dos livros é digitalizada em um scanner, e o áudio é convertido em mp3 por um programa sintetizador de voz.
Para ter acesso, o interessado pode solicitar por e-mail, telefone ou pessoalmente a obra que deseja ouvir. Se a obra já estiver convertida, terá acesso imediato a ela. Caso contrário, o pedido entra em uma lista de espera e o usuário será avisado quando o processo de conversão for concluído.
Em relação aos deficientes visuais, o áudio dos livros não vem para disputar espaço com o Braille (sistema de leitura com o tato), segundo Campos. “As pessoas têm mais uma oportunidade de escolha. O áudio, por exemplo, é mais fácil para quem ainda não aprendeu o Braille”.
O estudante Bruno Mendes demonstra interesse ao saber do projeto. “Não conhecia. Sou deficiente visual e será um aliado nos estudos”.
O serviço é gratuito e somente as pessoas com deficiência visual têm a possibilidade de armazenar o áudio do livro em seu equipamento pessoal. Em outros casos, o usuário poderá reproduzir apenas trechos da obra solicitada.
Biblioteca Latino-Americana Vitor Civita - Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portões 1 e 5, próximo
à estação Palmeiras – Barra Funda do Metrô.
Segunda a sexta-feira das 9h às 18h, aos sábados das 9h às 15h.
Fone: (11) 3823-4731
0 comentários:
Postar um comentário