Mesmo aqueles que conseguiram fazer a declaração do imposto de renda a tempo, podem ter que prestar esclarecimentos ao leão: é a chamada malha fina
Por: Murillo Magaroti
Leão: o animal é associado ao IR
desde 1979. Foto: Banco de Dados
|
Segundo a Receita Federal, até o dia 30 de maio, o último para a declaração do imposto de renda (IR), 25 milhões de brasileiros já haviam declarado seus rendimentos em 2012 e outros 5 milhões ainda faltavam declarar. Mesmo aqueles que conseguiram fazer a declaração de última hora, podem ter que prestar esclarecimentos ao leão: é a chamada malha fina.
“A malha fina acontece quando os documentos são objetos de verificação”, explica o contador Wilian Roberto da Silva. O contribuinte pode declarar gastos com saúde e educação para abatimentos, por exemplo, inclusive de seus dependentes. Se a Receita desconfia de algum dado informado, o contribuinte é convocado para comprovar as informações fornecidas. “O auditor faz um pente fino e, se ele verificar algo estranho, te joga na malha fina”, completa o contador.
Já aqueles que perderam o prazo, até as 23h59 do último dia 30, estão submetidos à multa para que sua situação com a Receita seja regularizada. A multa vai de R$ 165,74 à 20% do imposto sobre a renda devida. Enquanto não regulariza sua situação, o contribuinte pode ter o CPF cassado e ter problemas fiscais. “Se você precisar viajar para o exterior, não consegue tirar passaporte. Se você precisar abrir uma conta em um banco ou fazer empréstimo, só lhe é concedido quando a situação for regularizada”, explica Silva.
Vale lembrar que aqueles que receberam menos de R$ 24.556,65 no ano de 2012 são isentos.
0 comentários:
Postar um comentário