Em homenagem ao cinquentenário da morte do artista, exposição mostra duas de suas obras mais importantes
Por Cleane Nunes e Rafael Galindo
Pela primeira vez os painéis “Guerra” e “Paz” de Cândido Portinari (1903-1962), são exibidos ao público brasileiro. Considerado um dos maiores artistas de todos os tempos, Portinari pintou seus dois últimos e maiores quadros na década de 50, a pedido do governo brasileiro, obras estas que foram presenteadas à sede da ONU, em Nova York, e nunca foram expostas em outro local desde então.
Com a reforma no edifício sede da ONU, foi proporcionada ao Brasil essa oportunidade inédita e possivelmente única de receber essas obras neste ano.
|
Catarina: “Estas obras foram um grande presente do Portinari para ONU”
Foto: Cleane Nunes |
Catarina Penna, 64 anos, revisora, acha importantíssimo para o Brasil uma exposição como essa, de quadros de grandes portes, já que nunca tínhamos visto algo assim tão grandioso. “Este é um presente do Portinari, a exposição é linda, sensacional”.
A assistente de programação, e uma das responsáveis pelo Museu Casa de Portinari, Amélia Scozza, 55 anos, explica que é uma honra e um orgulho para ela poder ver essa exposição, já que nasceu na mesma cidade do artista, Brodowski, no interior de SP, onde também fica localizado o Museu dele, contando toda sua história de vida. “Era meu sonho conhecer a exposição ‘Guerra’ e ‘Paz’, mas, como ela ficava em Nova York, nunca tive a oportunidade de ir ate lá, então eu não poderia perder essa chance”.
Tatiane Costa, 20 anos, orientadora de público na exposição, revela que chegam a passar pelo local aproximadamente 7 mil pessoas nos finais de semana. Na terça–feira de carnaval foram 6 mil visitantes, “uma verdadeira loucura”. Ela acredita que a grande procura deve-se ao fato de ser uma exposição diferente, que mostra desde o processo de criação até a finalização das obras, algo raro de se ver e acontecer.
|
Tatiane: “União dos painéis com os estudos, oportunidade única”
Foto: Cleane Nunes |
A exposição fica em SP, no Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, até 21 de abril de 2012.
De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.
Informações:
www.museucasadeportinari.org.br
www.guerraepaz.org.br