28 de mar. de 2012

Natação para bebês ajuda a prevenir doenças respiratórias

Crianças a partir dos 6 meses podem praticar a atividade acompanhadas pelos pais ou responsáveis

Por Tayane Garcia 

Kaori Victoria Higa, 1 ano e 9 meses, adora as aulas de nataçãoFoto: Tayane Garcia
 A prática de exercícios físicos é fundamental em qualquer idade. Para os bebês, a alternativa é optar pela natação. Esta atividade é uma das que mais promovem benefícios à saúde, entre eles: melhoria na coordenação motora, desenvolvimento físico e neurológico e prevenção de doenças respiratórias. 

Os pais devem acompanhar os filhos durante as aulas
Foto: Tayane Garcia
A mãe de Kaori Victoria Higa, 1 ano e 9 meses, diz que a atividade foi indicação médica devido a um problema respiratório que a criança tem. “Minha filha tem bronquite e o médico indicou a natação para ajudar no desenvolvimento pulmonar de Kaori. É importante e ela adora”, conta Nadia Higa, 28 anos.

Durante os primeiros meses de vida, o corpo passa por processos intensos de desenvolvimento e maturação. Nesse tempo, os pais devem manter atenção redobrada e estimular a capacidade do filho. Quanto mais estímulos houver, melhor. “A natação propicia o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociabilidade, autoconfiança, aumento do vocabulário e memória. Os pais devem acompanhar as crianças geralmente até os 3 anos de idade. O profissional de natação apontará o  momento adequado para isso”, explica a médica pediatra Mariana Franceschini Falavina Grigoletto. 

“A natação é a melhor atividade para bebês”, diz Santos
Foto: Tayane Garcia
As aulas possuem 45 minutos de duração e tem em média de cinco a seis alunos por turma. A idade mínima recomenda é de 6 meses, mas isso pode mudar de acordo com a orientação médica. Segundo Anderson dos Anjos Santos, 23 anos, professor de natação, a idade não atrapalha os exercícios propostos nas aulas. “Nós trabalhamos com o fortalecimento do corpo, desenvolvimento muscular e brincadeiras. A natação é a melhor atividade para bebês”, diz Santos. 

A escola deve oferecer ambientes limpos, água aquecida e condições de higiene, segurança e conforto adequadas, além de profissionais capacitados para dar a aula. 
A natação ajuda a desenvolver a autoconfiança e a sociabilidade
Foto: Tayane Garcia

Agradecimento: 

Academia Dandy 
Avenida Peixoto Werneck, nº 280, Artur Alvim, São Paulo
Telefone: (11) 2741-1188
www.dandy.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification