18 de mar. de 2012

Trólebus ecológicos: uma nova alternativa para o transporte público

Entrega de novos veículos promete poluir menos a cidade e facilitar mais a vida dos passageiros

Por Cleane Nunes, Rafael Galindo e Raphael Rufino


O bairro do Tatuapé conta com 27 novos veículos elétricos desde janeiro deste ano. A meta da Prefeitura é entregar 140 ônibus desse tipo até o fim deste ano, com o intuito de empregar energia renovável, ou seja, que não polui. 

“Muito sujos, devagar e superlotados” diz Jéssica.
Foto: Cleane Nunes
Além de não emitir poluentes, esses novos veículos são mais silenciosos, seguros, rápidos e facilitam ainda mais o embarque e desembarque dos passageiros, principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção.

Jéssica Viana, 20 anos, utiliza os trólebus diariamente e não acredita que esses novos veículos possam mudar trazendo benefícios à população da cidade. “Tem o problema de energia, sem ela eles não funcionam, andam muito devagar e são muito lotados”.

Professor de Engenharia Elétrica, Robimilsom Gundim
Foto: Cleane Nunes
O professor Robimilsom Gundim, especialista em Engenharia Elétrica, acredita que esses novos trólebus ecológicos sejam uma boa iniciativa, já que a energia elétrica tem sua influência no meio ambiente, o que trará bons resultados para o ar de São Paulo. Para ele, no entanto, a implantação desse sistema na cidade toda seria bem complicada, pois, por conta da fiação, os trólebus causam um impacto visual, o que comprometeria bem mais o trânsito na cidade, que está acostumado com um método tradicional.

Dérick de Oliveira, 20 anos, estudante, também utiliza e aprova o meio de transporte. “São mais rápidos, bonitos, limpos, seguros e maiores, logo oferecem mais cadeiras para sentar, utilizam corredores exclusivos e prezam muito pelo cidadão idoso, um grande diferencial. Seria muito bom que essa qualidade fosse para todo o Estado de São Paulo”, comenta.
“É um serviço de extrema qualidade” aponta Dérick.
Foto: Arquivo Pessoal
Trólebus: é um ônibus movido a eletricidade, similar aos ônibus convencionais, que roda por meio de pneus de borracha e não sobre trilhos. A energia elétrica chega através de hastes que ficam sobre a carroceria e estão em permanente contato com a fiação específica (rede elétrica) que acompanha o percurso. O trólebus é uma solução que se encontra disponível e permite grande economia de energia e emissões nulas no local onde circulam. No caso brasileiro, cerca de 80% da geração de eletricidade é de origem hídrica, o que permite reduções de emissões totais desde a geração de energia elétrica até a roda do veículo.

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