27 de mar. de 2012

Desinteresse de jovens em votar é de 75% em SP, revela pesquisa

Adolescentes discutem se é realmente necessário ir às urnas quando o voto não é obrigatório

Por Fernando Souza e Raquel Torres

De acordo com o último censo do IBGE de 2010, em São Paulo há 332.768 jovens de 16 e 17 anos de ambos os sexos. Deste total, apenas 24,11% tiraram o título de eleitor até julho do mesmo ano. Nestas idades, o voto é facultativo.

“Além de não gostar de política, eu quero estudar mais e ver o que é melhor para o Brasil. Os políticos prometem um monte de coisa boa e depois só fazem coisa ruim”, declara o estudante Vinícius Alves, 16 anos.

Para o professor e sociólogo, Wagner Impellizeri, este desinteresse se expressa somente na hora de votar, pois a maioria discute e participa em seus espaços. “Os veículos de comunicação disseminam uma ideia de que político não presta. E essa imagem também é passada para o jovem. Na hora de apertar o botão, ele rejeita porque se lembra desta ideia que é passada pela mídia”, explica Impellizieri.

A estudante Daiane Sena, 16 anos, acredita que a política é importante e sabe que o voto é facultativo, porém, decidiu não votar nestas eleições. “Muitos jovens só vão votar quando completam 18 anos. Eu também prefiro esperar completar a maioridade”, diz o estudante Lucas Melchior, 16 anos.

Mesmo não sendo obrigado, o estudante Douglas Silva, 17 anos, vai votar nestas eleições municipais. “Do jeito que está a política, e os políticos também não estão nem aí para nós, é por isso que ninguém quer votar”, diz.   
Manuela Canário, 20 anos, vota desde os 16. Mas, para ela, a imagem dos políticos está muito desgastada. “Muitos políticos prometem, mas não cumprem”, reclama Manuela.

“Eu vi esses dias na televisão um político que estava lutando para baixar o seu salário e de seus colegas, e acabar com as regalias. Não acho que são todos políticos que não prestam”, afirma o estudante Dennis Herrera, 17 anos.

Os números referentes aos novos eleitores, de 2010 até este ano, ainda não estão disponíveis no TER-SP. 
                                 
Eleitorado jovem: Denis, Manuela, Lucas, Daiane e Douglas (Da esc. para a dir.)
Foto: Fernando Souza

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification