6 de mar. de 2012

Exposição de Oswald de Andrade acontece no Museu da Língua Portuguesa

Mostra “O culpado de tudo” tem como característica uma linguagem popular brasileira

Por Fernando Aumada e Maris Landim

Quadrinhos apresentam personalidades do artista
Foto: Fernando Aumada
O Museu da Língua Portuguesa, localizado na estação Luz do Metrô, em São Paulo, exibe a Exposição de Oswald de Andrade “O culpado de tudo”, que traz ao público as obras de um dos criadores da Semana de Arte Moderna de 22.

Um dos destaques do evento é a obra “Manifesto Antropófago”, em que o artista se apropriou de um conceito de antropofagia, desenvolvendo assim sua maneira de lidar com outras culturas.

“O Movimento colocou em questão o capitalismo do terceiro mundo: a dependência, denunciando o bacharelismo das camadas cultas que copiavam os países capitalistas hegemônicos. Oswald de Andrade tinha a capacidade de transformar textos da época colonial em poemas críticos e irônicos”, explica a revisora de textos Flávia Oliveiras, formada em Letras e pós-graduada pela PUC-SP, Oswald tinha como particularidade usar a linguagem popular, característica incomum para a época, bem como gírias e expressões populares brasileiras.

Sisnei destaca a forma com que a exposição é postada
Foto: Fernando Aumada
Para o educador e monitor do museu, André Bispo, a mostra é focada em lançar a identidade brasileira que se espelha na cultura europeia e traz uma maneira de enxergar a sua própria identidade visual.

O manifesto do capitalismo e do terceiro mundo
Foto: Maris Landim
O técnico operacional Sisnei Monteiro, que visitou o museu, disse que um dos pontos fortes da exposição é a forma em que ela é exposta e seu layout, na íntegra e sem censura. 

José Oswald de Sousa Andrade, paulista, morou no centro da cidade. Jornalista, escritor e promotor de suas artes, tinha personalidade polêmica e ousada. Graduou-se advogado, mas tornou-se um “homem da arte”.



Serviço:
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro - São Paulo - SP
Tel: (11) 3326-0775
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Valores: R$ 6,00, estudante paga meia entrada.
Não abre às segundas-feiras.
Aos sábados, a visitação ao museu é gratuita.
museu@museulp.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification