19 de mar. de 2012

Cancelamento da primeira edição do Enem 2012 afeta vestibulandos

MEC alega que a decisão foi tomada para não sobrecarregar a estrutura do exame e evitar erros

Por Carolina Fortunato e Marco Antonio Ramos

O Ministério da Educação cancelou, no dia 20 de janeiro, a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria realizada nos dias 28 e 29 de abril deste ano. Em nota, o Ministério da Educação informou que a única edição do Enem ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, e que a realização de duas edições em 2012 “sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame”. 

“Acredito que não ter o Enem agora prejudicará muito as pessoas que gostariam de ingressar na universidade no segundo semestre do ano”, comenta o estudante de Direito da Universidade São Judas Tadeu, Raul Barcelos, 21 anos, que é bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Barcelos: “Não ter uma chance para o segundo semestre prejudicará as pessoas”
Foto: Rafaela Pietra
A reunião que decidiu cancelar a primeira edição contou com o secretário-executivo do MEC, Jose Henrique Paim Fernandes, da direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e de representantes da empresa Modulo Security, especializada em gestão de risco e que comandou a aplicação do Enem 2011.

Segundo Rodrigo Bravo, que se prepara para o vestibular da USP (Universidade de São Paulo) deste ano, o cancelamento da prova de abril pode atrapalhar o cronograma de outros estudantes. “Eu não vou precisar estudar para abril e para novembro, pois já presto o Enem e a FUVEST juntos, mas tenho amigos que tinham um cronograma diferente, que se prejudicarão e terão de adaptar-se a esta nova condição”, alega. 

Bravo: “Não acredito que o Enem vai ser mais complicado, nem mais organizado”
Foto: Rafaela Pietra
Para Edgar Nakamura, professor de inglês em um cursinho preparatório para o vestibular, o cancelamento desta edição do Enem é a prova da desorganização do programa. “Sou a favor do Enem. Ele é benéfico, mas, infelizmente, não acredito no exame. Em todos os anos existem problemas, cancelamentos, fraudes. Espero que esta decisão sirva para corrigirem essas falhas, pois é muito importante para o desenvolvimento da educação”, declara o professor. 

A decisão do MEC contraria a portaria publicada em 20 de maio de 2011 no Diário da União, que determina a aplicação do Enem, ao menos, duas vezes ao ano a partir de 2012. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification