29 de mar. de 2012

Bibliotecas da cidade se transformam em centros culturais

Espaços dedicados à pesquisa e à leitura tornaram-se palco para espetáculos e oficinas


Por Juliana Cardoso

Companhia Circo de Bonecos em apresentação teatral
Foto: Carolina Coutinho
Com o objetivo de atrair novos leitores, as bibliotecas de São Paulo ampliam o acesso à diversidade cultural. Peças de teatro e oficinas oferecem entretenimento e levam os visitantes para ambientes que vão além das prateleiras. 



A biblioteca Paulo Setúbal, localizada na Vila Formosa, zona leste da capital, é um exemplo deste modelo de adaptação. Neste espaço, visitantes e frequentadores têm acesso a espetáculos teatrais, oficinas de dança, aulas de desenho e contação de histórias.

“Por um trabalho acabei fazendo um curso que eu gosto”
Foto: Aline dos Santos
O estudante Guilherme da Silva Santos, 15 anos, frequentava a biblioteca só para fazer trabalhos de escola. Numa destas visitas conheceu os atrativos que o lugar oferece: “Sem querer, descobri que podia encontrar livros, assistir a peças e participar de oficinas culturais num único lugar”. Desde então, Santos adotou os eventos do local como forma de entretenimento. “Quando não tenho nada para fazer, trago meu irmão mais novo para assistir aos espetáculos infantis”, afirma o estudante.



Para Cláudia Arantes, funcionária da biblioteca, o movimento é uma tendência que aumenta graças à variedade de atividades culturais que o espaço abriga “As pessoas vêm para assistir a uma peça de teatro e descobrem que nós oferecemos diversos cursos, por isso acabam voltando”. 

A cada fim de semana, um grupo diferente se apresenta
Foto: Carolina Coutinho
Existem outras bibliotecas espalhadas pela cidade que cedem espaço para eventos culturais, Hans Christian Andersen é uma delas. Durante todo o ano, o espaço oferece uma programação teatral destinada a todas as idades. 

No site da prefeitura municipal, os interessados podem ter acesso a esta e a outras programações de bibliotecas que adotam estes eventos como parte de seu acervo cultural.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification