15 de abr. de 2013

Alunos do ensino médio não procuram formação superior


O número de inscritos para universidades e instituições de ensino é o menor nos últimos cinco anos
Por: Cristian Drovas



Houve queda de 8% na quantidade de inscritos
em instituições privadas. Foto: Banco de Imagens

O número de novos alunos que procuram uma graduação superior é cada vez menor. Os dados dos candidatos para universidades e outras instituições de ensino, divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), só comprovam o fato: foram 45.078 registros para o vestibular realizado em 2012, número mais baixo dos últimos cinco anos.  

Paulo Henrique é um exemplo desse dado. Formado em 2011, ele enfatiza que a deficiência do ensino público o deixou desmotivado a prestar o vestibular para o curso de arquitetura, seu sonho inicial. “Não ingressei na faculdade pública por achar que não estava totalmente qualificado para tal. (...) Não tenho ajuda dos meus pais para pagar uma faculdade particular, e mesmo trabalhando para pagar, o curso que desejo é caro”, comenta.

Em outro levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, foi verificado que universidades como USP,
O número de novos estudantes no ensino superior
público caiu 5%. Foto: Banco de Imagens
UNICAMP, UERJ e UFMG registraram queda nos vestibulandos vindos da rede pública, apesar do sistema de bônus e oferecimento de cotas.

Nelci de Carvalho, pedagoga e diretora na EMEF Assad Abdala, destaca que a maior parte dos alunos não consegue a pontuação mínima para ingressar em faculdades públicas. 

“É um percentual pequeno de alunos de escolas públicas que se destaca no ENEM etc. Quando isso acontece, é bem divulgado na imprensa. Os demais têm na faculdade paga sua opção de se tornar um universitário, que tem como facilitador os financiamentos públicos. Cabe ao governo melhorar o ensino público básico e, assim, todos terão o direito de entrar numa universidade pública”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification