26 de abr. de 2013

Pesquisa comprova que jovens são maioria na busca por franquias


Coleta de dados realizada com 24 mil potenciais empreendedores revela o perfil dos investidores brasileiros
Por: Felipe Mendes

É importante calcular o potencial do investimento inicial.
Foto: Banco de Imagens

A consultoria Franchise Store realizou uma pesquisa com intuito de traçar o perfil dos interessados em abrir uma franquia no Brasil. Segundo dados divulgados em 2012 pela empresa especializada na área de franquias, o número de jovens com até 30 anos atraídos em investir no segmento ultrapassou a faixa etária de 31 a 40 anos.

Em 2011, os empreendedores de 31 a 40 anos representavam 40% dos candidatos a franqueados, caíram para 35%. O índice de pessoas entre 21 e 30 anos que era de 37% do contingente, subiu para 47% no último balanço divulgado. A diferença dos homens para as mulheres cai com o passar dos anos; 60% dos interessados em investir na área são homens e 40% são mulheres.

Camila é franqueada da Curves, uma academia que busca
fortalecer as mulheres. Foto: Divulgação
Camila Poiano é franqueada da Curves, uma academia com o conceito voltado ao público feminino. “Antes de tomar a decisão de investir em algum negócio, precisa pesquisar muito sobre as diversas variáveis que envolvem. Você precisa entender e conhecer o mercado em que vai atuar, seu público-alvo e o comportamento do consumidor dentro da sua localização e área de atuação”, declara.

Adquirir os direitos de uso de uma marca requer um vínculo de lealdade às escolhas do franqueador. “Fazer
parte de uma franquia me limita em certos quesitos. Eu não posso fazer algumas promoções locais sem ter a aprovação deles, não posso fazer uma divulgação diferenciada de toda a rede, às vezes, enfrentamos algumas dificuldades com isso”, completa Camila.

Fernando Oddone é investidor próprio, atuante na área de artigos esportivos. “Entendo que o marketing dos clubes brasileiros está desenvolvendo novidades e centenas de produtos licenciados. Isso faz com que o consumidor fique atraído a comprar e ter um produto igual ao de seu ídolo”, explica sobre o investimento.

Em novos investimentos nem sempre o retorno financeiro é imediato. “É fundamental saber o capital de giro necessário além do valor investido. Se necessário, consultar outros franqueados para saber se está preparado financeiramente para absorver o impacto de um investimento inicial”, recomenda.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification