29 de abr. de 2013

Desinteresse e falta de investimento causam evasão escolar


De cada 100 alunos que ingressam no ensino fundamental 41 param de estudar, fatores geográficos são um dos problemas
Por: Gabriela Ferraz

Estudo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais) aponta que 41% dos estudantes não concluem o ensino fundamental.  Esse dado está diretamente ligado a fatores geográficos, econômicos, familiares, comportamentais e sociais. 

Segundo a psicóloga Adriana Nabeiro, fatores econômicos e familiares influenciam diretamente na frequência e desistências dos alunos pela escola. “Algumas famílias não incentivam seus filhos a educação, por questões culturais dos próprios pais que também não foram incentivados”, aponta Adriana. 

Além do abandono escolar muitos alunos apresentam um atraso na conclusão do ensino fundamental e médico. De acordo com a pesquisa da Inep, 39% dos alunos que cursam o ensino fundamental têm idade superior à adequada e 53% no ensino médio. 

A professora do Ensino médio e fundamental Thaís Arten aponta que o problema relacionado à evasão escolar é muito complexo. É preciso um maior investimento na educação, tanto na sala de aula como a maior valorização salarial do professor. “Muitas escolas públicas estão em tão estado de abandono que fica fácil entender porque uma criança não tem prazer em estar lá”. 

O Estatuto da Criança e do adolescente prevê a obrigatoriedade do jovem de estar matriculado e cursar o ensino fundamental com frequência. Caso isso não ocorra, a escola deverá informar o conselho tutelar para que sejam tomadas as devidas medidas para a regularização do aluno no sistema de ensino.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification