5 de abr. de 2013

Conheça como funciona o atendimento médico em asilo


Idosos representam 11% da população total da cidade de São Paulo
Por: Juliana Costa

A população idosa tem crescido a cada ano. E para atender esta demanda, aumenta o número de abrigos para a população da Terceira Idade. Muitos abrigos da cidade de São Paulo se mantêm graças ao trabalho voluntário e às doações. O abrigo Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, fundado em 15 de janeiro de 1941 por José Bacelar, atende hoje aproximadamente 115 idosos, de 65 a 103 anos. 

O abrigo possui médicos multiprofissionais e equipe com enfermeiros, técnicos e cuidadores, além de uma ambulância que presta atendimento básico. As consultas são feitas de acordo com os quartos e a evolução geral do quadro clínico é feita de maneira trimestral. Diariamente, um médico responsável presta atendimento, além de dois voluntários nas especialidades urologia e cirurgião geral. 

Quando um idoso necessita de um tratamento médico específico, é encaminhado para hospitais especializados, e os medicamentos são fornecidos pelo SUS. Nestes casos, os familiares são notificados e acompanham o tratamento. As doenças mais comuns são diabetes, hipertensão e colesterol alto. O abrigo também oferece tratamento fisioterápico e psicológico. 

Segundo a responsável pela equipe de enfermagem, Juliana Cristina de Arruda, não há diferenças em trabalhar com pacientes idosos. “Estes pacientes possuem vivência e experiência de vida. Por isso, nos colocamos no lugar deles, para que entendam os cuidados que necessitam”.

Os idosos realizam atividades físicas diariamente. São realizadas também atividades artesanais, nas quais as vendas são revertidas em prol do abrigo, além das visitas de cabelereiros, manicures e podólogos.  

Quem quiser se inscrever para o trabalho voluntariado, deve preencher uma ficha com dados pessoais e a ocupação desejada. O candidato passa por uma entrevista e em seguida é chamado. São quatro horas de trabalho diário. 

O abrigo possui duas unidades: no bairro da Penha e em Itaquaquecetuba. Os horários de visitas são de segunda a domingo das 13h às 17h. A unidade da Penha fica na Rua Dona Vicentina Alegretti, 265. O telefone para contato é (11) 2164-1800. Outras informações no site www.abrigobezmenezes.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification