Tecnologia que já faz parte das empresas, a nuvem também é realidade em ambientes domésticos
A nuvem é realidade em muitas empresas e este tipo de solução vem se consolidando cada vez mais, segundo pesquisas.Até 2015, pelo menos 50% das empresas mundiais utilizarão este serviço.
O que muitos não sabem, é que a utilização da nuvem em ambiente doméstico também já é uma realidade. “Existem serviços como o Gmail, o XBOX Live, o iTunes e outras soluções que os usuários domésticos utilizam e nem se dão conta de que tudo que está rodando por trás, nada mais é do que um ambiente em nuvem, sendo executado em algum local remoto e sem possuir o acesso controle direto dessa estrutura”, nos conta Thiago Sant’anna Silva, executivo de soluções-cloud da Empresa Brasoftware. “O que muda agora é que esses serviços estão amadurecendo rapidamente. É só pensarmos na compra de músicas online. A Apple tem um mercado gigantesco neste ambiente e isso nada mais é do que nuvem, pura nuvem” conclui.
Nos últimos anos a nuvem deixou de ser “artigo de luxo” e as empresas e usuários domésticos começaram a utilizar cada vez mais os serviços em clouding computing. A evolução de tais tecnologias vem auxiliando cada vez mais para que novos produtos, dispositivos e soluções sejam criados e publicados. Hoje a informação é o bem mais precioso dos seres humanos e das empresas, e a Cloud, como é chamada a tecnologia, consegue administrar uma série de desafios, que pode ajudar com que as empresas se preocupem com os seus próprios negócios e não com a Tecnologia da Informação.
A utilização de nuvens no ambiente doméstico tem os mesmos benefícios das empresas que utilizam esta tecnologia. A diminuição dos gastos é um dos mais evidentes, “com este tipo de tecnologia você não precisa de grandes estruturas, como servidores, grandes discos rígidos e computadores de grande capacidade” complementa Silva. A nuvem veio para agregar maior mobilidade na correria do nosso dia a dia.
0 comentários:
Postar um comentário