A Fundação Procon-SP, desde 2006, promove atendimento individual de consumidores superendividados
Por: Allyne Pires
230 consumidores já contaram com o apoio do "Núcleo de Tratamento". Foto: Allyne Pires |
O “Núcleo de Tratamento do Superendividamento”, programa elaborado pelo Procon, tem como objetivo desenvolver medidas preventivas e corretivas. A pessoa passa por uma pré-seleção para identificar o nível de endividamento e ser atendida de acordo com sua necessidade.
Segundo pesquisa feita em janeiro pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 60,2% dos brasileiros estão endividados. Destes, 12% estão no chamado superendividamento. Ainda de acordo com a pesquisa, 60,7% dos paulistanos possuem algum tipo de dívida.
Com propósito de ajudar esses consumidores insolventes - os quais não tem condições de pagar suas dívidas -, o Núcleo, em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSP), orienta e promove audiências de renegociação de dívidas junto aos credores.
As pessoas a serem atendidas pelo programa precisam ser moradores da cidade de São Paulo, maiores de 18 anos ou menores acompanhados e que estejam em condições de renegociar ao menos um dos débitos.
Segundo a assistente executiva do Procon e responsável pelo programa de apoio ao superendividado, Vera Remedi, as principais causas de superendividamento são redução de renda, doença, desemprego e crédito fácil. Atrelado a isso, há o gasto maior do que se ganha.
“Isso ocorre porque assumiram muitas dívidas sem terem feito planejamento financeiro adequado e nota-se a falta de informação que deve ser prestada por quem concede o crédito e falta educação financeira”, afirma Vera.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Procon-SP, já foram agendados para entrevistas 230 consumidores, destes, 164 participaram de palestras de orientação financeira e psicológica e 157 agendaram audiência conciliatória com os credores.
No site da Fundação há dicas passo a passo para sair do endividamento. Os locais de atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) é no CEJUSP e no Núcleo de Tratamento do Superendividamento, na Rua Barra Funda, 930, 2º andar e 1032, respectivamente. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.
1 comentários:
Olá,
Isso só funciona em São Paulo?
Postar um comentário