1 de out. de 2012

Arte marcial é capaz de desenvolver comportamento e mentalidade de alunos

As lutas esportivas estimulam a habilidade física e mental dos jovens
 

Gabriel Bonafé
 

Arte marcial é considerada conteúdo oficial da Educação Física. Foto: Banco de imagens.


As artes marciais dividem-se em diversas modalidades, como o judô, caratê, jiu-jítsu, capoeira e outros. Cada qual possui suas características e utilizam a educação física e mental para atingir seu objetivo.

 


Felipe Freitas, 21 anos, professor de Educação Física da rede privada, apesar de jovem, leciona capoeira para seus alunos. Ele afirma que a arte marcial estimula, além do aperfeiçoamento físico, o mental e a compara com o xadrez, em que você deve saber onde jogar as peças para não ser prejudicado.

 


Basta conhecer a técnica para lecionar a arte marcial. Foto: Banco de imagens.






Freitas diz que já teve resultados positivos de alunos que tiveram contato com a luta esportiva: “Na escola onde dou aula, tem um aluno que era muito hiperativo. Depois que ele entrou na capoeira e no judô, os professores notaram que ele estava controlando melhor seus sentimentos”, justifica o professor.

 


Embora as lutas esportivas sejam de suma importância para as aulas de Educação Física, elas não estão presentes no cotidiano dos alunos da rede pública. Ivy Moraes, 17 anos, está no 3° ano do ensino médio público e disse que nunca teve contato com a arte marcial dentro da escola. Entretanto, Ivy praticou caratê por três anos e acredita que o aprendizado é crucial para o desenvolvimento do adolescente.

 

 Um motivo comum utilizado para justificar a ausência da arte marcial na educação é o suposto incentivo à violência. Porém, Freitas diz que a luta não é capaz de instigar os alunos: “Todas as artes marciais têm sua cultura, e ela educa o aluno para não praticar esse tipo de luta fora da aula”. Freitas afirma: “para lecionar arte marcial, não é necessário que o educador saiba praticar a luta, basta conhecer a técnica e passá-la para seus alunos”.

 

A arte marcial estimula o raciocínio lógico. Foto: Banco de imagens.


De acordo com os PCNs (Parâmetros Nacionais Curriculares) do MEC (Ministério da Educação), a arte marcial é considerada um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification