1 de out. de 2012

RESENHA: Os mistérios do Porto Seguro de Sparks


Por: Carolina Coutinho

Um Porto Seguro (título original Safe Haven,
 Nicholas Sparks; tradução Ivar Panazzolo Júnior. SP;
Editora Novo Conceito,
 2012. 1ª Ed., 414 pág., 43 Cap., R$ 29,90)
“Um Porto Seguro” é um livro repleto de segredos que cercam a pequena cidade de Southport: o aparecimento de uma discreta e reservada mulher, questionamentos sobre seu passado, amizades relutantes, e o refúgio, que só pode ser encontrado, no amor. Essa surpreendente mistura deu origem ao romance maduro que aborda temas polêmicos e atuais da sociedade.

Nicholas Sparks é um dos escritores mais conhecidos no mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo com o 'The New York Times', com mais de 75 milhões de cópias vendidas. Seus romances fazem sucesso entre todos os públicos, seja através da leitura ou das produções cinematográficas.

Sparks vive, hoje, na Carolina do Norte com sua esposa e família.

O livro está dividido em 43 capítulos, sendo que, até o capítulo 19, o romance segue com uma história tranquila e privada de informações sobre o passado da personagem principal, mas é a partir do capítulo 30 que a trama passa a desvendar mistérios e trazer um romance à tona:

(Cap. 1) Katie chega à cidade histórica, do Sul da Califórnia. (Cap. 3) Além do café, a leitura era o único luxo a que se permitia. Ela não tinha amigos, até que conheceu Jo, uma vizinha sincera e curiosa, e Alex, um homem de cabelos grisalhos, viúvo e pai de dois filhos (Josh e Kristen) por quem se apaixonaria.

(Cap. 11) Alex trabalhava na Divisão de Investigação Criminal (DCI), e passara dez anos pesquisando crimes militares, inclusive violência doméstica, e, assim que contou a Katie de sua experiência, ela demonstrou uma reação inesperada, como se não estivesse nada satisfeita em saber da notícia. Quanto mais tempo passavam juntos, mais Alex sabia que existia algo além daquilo que uma mulher tão misteriosa pudesse transparecer.

(Cap. 17) Tantos enigmas não durariam por muito tempo, foi então, que em um belo jantar romântico, Katie resolveu contar tudo ao homem a quem se via apaixonada: seus cabelos não eram escuros, mas sim louros; ela não era solteira, mas sim casada; chegara à cidade de Southport porque fugia das agressões constantes de seu marido (Kevin), que era militar; e por fim, seu nome não era Katie, e sim Erin - ela havia furtado os documentos de uma família vizinha para obter sucesso em sua fuga.

(Cap. 30) Mas Kevin nunca teria deixado sua esposa. Ele investigou e descobriu onde Katie estava, e como sempre fora bom em sua profissão, foi atrás dela com uma arma, vodca e a mistura de amor e ódio que sentia, em sua bagagem.

(Cap. 40) Ele esperou que a noite chegasse para encontrá-los, Alex havia saído e Katie estava em sua casa, cuidando das crianças. Era a hora oportuna para Kevin agir: colocou fogo em toda a loja de conveniência de Alex, que logo tomou todo o espaço e chegou rapidamente em sua casa, no andar de cima, onde estavam Katie e as crianças.

Porém, depois de muito esforço, Katie conseguira sair da casa, levando consigo Kristen e Josh. Estavam a salvo até que Kevin os encontra, ameaçando-os com uma arma nas mãos. Era o começo de uma fuga incansável, antes de Alex aparecer. Por fim, ao errar o tiro, Kevin fere a si mesmo e morre.

(Cap. 43) Todos estavam aliviados depois de uma noite longa, mas ainda faltava algo para que Alex se sentisse verdadeiramente satisfeito: realizar o desejo de Carly, sua ex-esposa. Ela havia feito uma carta, quando ainda dava seus últimos suspiros antes de falecer, para a mulher a quem Alex amasse futuramente. Katie aceitou-a e ao ler se depara com mais uma surpresa. Carly e Jo eram a mesma pessoa. Aquela vizinha que se tornou sua melhor amiga e conselheira não existia mais, ela havia se tornado real apenas para Katie. Na carta, Carly fazia seu último pedido, o de que Katie amasse Alex e sua família do modo que ela amou, e ainda dizia que a tinha como amiga e que havia a escolhido por saber que Katie era a melhor pessoa para mantê-los felizes, como ela mesma não poderia mais fazer.

É comum que aos primeiros capítulos de "Um Porto Seguro" o leitor de sinta surpreendentemente envolvido com a trama - saber o porquê de uma mulher tão bonita e cheia de sonhos, se restringir em falar de sua vida fica cada vez mais presente no decorrer do livro.

Diferentemente dos outros romances de Nicholas Sparks, a obra retrata assuntos atuais e polêmicos da sociedade: violência doméstica, alcoolismo e a independência do sexo feminino. Tudo isso, ao redor de uma só personagem que se torna uma grande heroína por conta de suas decisões, desde a fuga das agressões de seu marido, até a coragem para viver um grande e novo amor.

Outros questionamentos relevantes são os que o autor faz por meio de Kevin, ao mesmo tempo em que o personagem demonstra seu ódio e instinto em querer agredir sua esposa, ele fala de seu amor por ela, de modo que, conforme evidencia suas emoções, transforma o vilão da história em uma vítima, em alguns capítulos. Sem contar com as inúmeras citações que Kevin faz da bíblia, quando comenta o que as escrituras dizem sobre adultério, separação do casamento e do destino dos pecadores. Aos olhos de Kevin, os maiores erros cometidos haviam sido de sua esposa, embora se sentisse arrependido pelas agressões que praticara, mas em meio a tudo, ele ainda a amava.

A mistura do real com o sobrenatural foi uma escolha certeira do autor. Considerando que, assim, pode trazer um desfecho para a trama, até então, inimaginável. A surpreendente amizade entre Jo e Katie e as coincidências que trouxeram uma mulher em fuga para uma cidade pequena, do Sul dos Estados Unidos, conspiravam para que o amor de Alex e Katie pudesse dar certo.

Em sua linguagem simples, Sparks se comprometeu em não economizar nos detalhes da obra, seja nas características de seus personagens, ou na descrição das cenas relatadas, a ponto de fazer com que o leitor sinta-se envolvido com a trama e imagine a cena como ela realmente foi, por meio das palavras bem escolhidas pelo autor.

Assim como Nicholas Sparks tem conquistado pessoas através de suas obras, não poderia ser diferente com "Um Porto Seguro", que certamente, alcançará ainda mais com a adaptação do livro para o cinema, em 2013, quando o filme estreará.

E claro, como qualquer romance, é de costume falar sobre o amor, que aos olhos do público que Sparks mais atinge - jovens e adolescentes, a quem também recomendo esta obra -, tem se distanciado da sociedade atual. Será possível, em um grupo de jovens que não se preocupam em ter relacionamentos sérios, existir um amor verdadeiro, puro e capaz de superar qualquer situação de crise? O autor responde que sim. Afinal, em qualquer época e nos momentos mais difíceis, é ele o único refúgio.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification