22 de out. de 2012

Hospital Veterinário Público sofre com superlotação


Inaugurado há pouco mais de dois meses, opera em sua capacidade máxima com quase 150 pacientes por dia

Por: Juliana Costa


O hospital localiza-se no Tatuapé, zona leste de SP.
Foto: Juliana Costa.

O serviço veterinário gratuito tem sofrido com um problema já conhecido pelos pacientes de hospitais públicos: a superlotação. A administração do hospital é feita pela Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais São Paulo). Inaugurado em 2 de julho deste ano, o espaço atende exclusivamente a cães e gatos de donos que sejam assistidos por programas sociais. A fila, formada diariamente a partir das 5h da manhã, se tornou rotina desde a abertura.

Segundo o diretor administrativo Roberto Tartalia, o hospital não sofre com a superlotação: “as instalações foram ampliadas em 7 de setembro, quando foi inaugurado um novo prédio a 200 metros do antigo para suprir a demanda”. O complexo atende em média 120 pacientes por dia. 


O aposentado Eugênio Leite e sua cadela Jade.
Foto: Juliana Costa.

Apesar da demora, a maioria das pessoas gosta do atendimento. O aposentado Eugênio Leite, acompanhado de sua cadela Jade, elogia o serviço: “apesar do tempo de espera, o atendimento é ótimo. São Paulo precisava de um hospital como esse”. 



O local trouxe, também, opção para donos que não poderiam pagar pelo tratamento de seus pets. Bruno Campos (26) buscou o hospital por não ter mais condições de pagar o tratamento de seu cão. Ele é dono do Tyson, que já debilitado por conta da idade (14), está com suspeita de falência dos rins.


Cão Tyson, com suspeita de falência dos rins.
Foto: Juliana Costa.

O hospital veterinário público localiza-se na Rua Professor Carlos Zagotis, nº 3, no bairro do Tatuapé. Não é preciso agendar a consulta. Porém, existe uma triagem: é necessário levar RG e CPF original e comprovante de residência no nome do responsável pelo paciente. O atendimento ocorre todos os dias, exceto em feriados, das 7h às 19h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification