12 de out. de 2012

Mostra fotográfica reúne super-heróis em locais históricos da cidade de SP

Clássicos personagens dos quadrinhos representam os heróis do cotidiano em exposição no Centro Cultural São Paulo
Por: Felipe Mendes

Além das imagens nos painéis, detalhes dos bastidores são exibidos em vídeos.
Foto: Leandro Correia.
Super-heróis dos quadrinhos, games e filmes estão à solta pela cidade de São Paulo. A exposição Heróis Urbanos homenageia de uma forma diferente as pessoas que lutam todos os dias contra o trânsito, a poluição, filas enormes e dificuldades no transporte público paulistano. Mulher-Maravilha, O Incrível Hulk, Super-Homem, Thor entre outros clássicos heróis estão espalhados em fotografias por toda a cidade, representando essa grande parcela de heróis anônimos.

Através de uma lente angular, os bonecos de aproximadamente 30 centímetros ganham forma real, e se relacionam com as imagens aos pontos turísticos. “Me inspirei em heróis do nosso cotidiano para captar essas imagens. Caminhando e circulando pelas ruas de São Paulo, comecei a visualizar super-heróis em pontos estratégicos e conhecidos pelos paulistanos", afirma Katia Arantes, idealizadora da Heróis Urbanos.

Homem-Aranha se aventura na estação da luz. Foto: Banco de imagens.
A fotógrafa teve a ideia de associar os personagens a locais históricos de acordo com as características de cada um. O Homem-Aranha, por exemplo, foi fotografado em frente à Estação da Luz, já que é um herói da metrópole e parte de suas aventuras se passa entre os trilhos e estações. Na Avenida Paulista, símbolo da forte economia da cidade, assim como centro de notícias está o Super-Homem que concilia salvar o mundo com o seu trabalho de repórter.

Na exposição,o público ainda pode acompanhar os bastidores da composição dos painéis através de vídeo.“Não existe fusão de imagem, os bonecos foram levados às locações com estudo prévio dos horários da luz natural. Foram 2 anos de trabalho para concluir os 18 painéis”, completa Katia Arantes.

A exposição Heróis Urbanos está localizada no Centro Cultural de São Paulo.
Foto: Leandro Correia.
Com entrada franca, a exposição Heróis Urbanos está localizada na Gibiteca Henfil, no Centro Cultural São Paulo que fica na Rua Vergueiro, n° 1.000, próximo à Estação Vergueiro do Metrô. A mostra fotográfica fica a disposição do público de terça a sexta,das 10h às 19h30 e nos fins de semana e feriados, das 10h às 17h30, com duração até 28 de outubro.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification