8 de out. de 2012

Saiba como funcionam as pesquisas eleitorais no Brasil

Processo de análise deste ano deverá ser mais conclusivo, segundo especialista
Por: Joy Agoston
 

Vinicius Stasolla, coordenador de projetos do IBOPE.
Foto: Arquivo pessoal

A Hipertexto esteve no IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) para acompanhar de perto o processo de levantamento estatístico de uma pesquisa eleitoral. Segundo Vinicius Stasolla, coordenador de projetos do IBOPE, são necessárias três etapas para elaboração de uma pesquisa: sorteio probabilístico, amostragem e tratamento dos dados coletados. Para realizar tal procedimento é preciso um profissional estatístico capacitado, “pois não existe fórmula pronta, um método usado em uma cidade não serve para outra, tem que ser criado”, conclui Stasolla.                        

O brasileiro costuma decidir o voto no último momento.
Foto: Banco de Imagens
Em um primeiro momento, é feito um sorteio probabilístico dos setores censitários onde as entrevistas serão realizadas, isto é, faz-se uma filtragem para que não seja necessário entrevistar toda uma população.

No segundo estágio, dentro dos setores sorteados, os entrevistados são selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: sexo, idade, grau de instrução e ramo de atividade. As pessoas são contatadas por telefone.

O estudante Leandro Correia (20) foi entrevistado pela primeira vez. A opinião dele, que antes não confiava nesse tipo de pesquisa, mudou: “acredito que sejam pesquisas sérias sim e que realmente ajudam”.  

Todas as entrevistas deverão ser feitas por telefone.
Foto: Banco de Imagens
Há, também, quem não acredite na veracidade desse tipo de pesquisa. É o caso da dona de casa Patrícia Mendes (34): “Para nós, essa pesquisa não reflete a realidade que vemos nas ruas”. Entretanto, para ela “o brasileiro costuma decidir o voto no último momento, influenciado pelos folhetos e pela boca de urna”.

Vinicius Stasolla explica ainda que a pesquisa deste ano deverá ser mais conclusiva e precisa: “todas as entrevistas serão realizadas por telefone. Assim temos mais controle, evitando fraudes por parte dos pesquisadores”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification