18 de out. de 2012

Coletiva de Imprensa reúne jornalistas empresariais e estudantes


No encontro os profissionais falaram sobre rotina de trabalho, mercado e carreira
Por: Raíssa Fernandes

“Difícil encontrar profissionais que conheçam o setor que a empresa atua”.
Foto: Allyne Pires

Na noite de 10 de outubro, o I Encontro de Coletivas de Imprensa da Universidade Cruzeiro do Sul, realizado no campus Anália Franco, recebeu os jornalistas Alexandre Inácio e Juliana Souza. Eles compartilharam com os alunos de jornalismo um pouco do dia a dia da profissão na área empresarial.

Os presentes puderam conhecer um pouco mais
da rotina de jornalista empresarial.
Foto: Allyne Pires
A ideia do evento foi dos professores Rodrigo Maia e Regina Tavares com o intuito de trazer a vivência da área, já que os alunos do 4º semestre ficaram responsáveis pela cobertura do evento. Quem organizou e chamou os convidados foram os alunos do 6º semestre Carolina Fortunato, Eliene Santana, Nataly Sales, Rafael Galindo, Rafaela Damasceno, Rafaela Pietra e Raquel Torres.

Alexandre Inácio é gerente de Comunicação da JBS Alimentos. Ele já trabalhou por onze anos em redações – uma delas a revista Gazeta Mercatil. Diretora de comunicação da Alstom, na América Latina, Juliana Souza iniciou sua carreira como estagiária, em 1996, e permanece até hoje na mesma empresa.

Alunos do 4º semestre de jornalismo realizaram a
cobertura do evento em caráter experimental.
Foto: Allyne Pires
Ambos citaram que a área tem um futuro promissor, visto que as empresas notam cada vez mais a importância da comunicação interna ou externa. No entanto, a falta de experiência dos jovens profissionais e o desconhecimento deste campo de atuação são algumas das dificuldades encontradas pelas empresas na hora da contratação.

A comunicação com os colaboradores internos teve sua importância ressaltada. A utilização de boletins internos, televisões corporativas, e-mails e contatos através da intranet – espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas – são essenciais para manter a relação de proximidade entre funcionários e empresa.

Após a coletiva todos os convidados participaram de um coffee break. Os alunos aproveitaram

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification