3 de out. de 2012

Busca pelo corpo perfeito gera conflitos psicológicos

Mulheres acreditam que o peso ideal e um corpo perfeito, além de elevar a autoestima, ajudam a resolver problemas.
 
Por Verônica Honorato
 



O "corpo perfeito" é desejado por todas as mulheres. Foto: Banco de Imagens


Segundo pesquisa feita por alunas de nutrição do Centro Universitário São Camilo, a imagem corporal é a figura que o ser humano tem de si próprio, formada em sua mente. Este conceito envolve três componentes: o perceptivo, relacionado com a percepção do corpo, e a uma estimativa do tamanho corporal e do peso; o subjetivo, referente à satisfação com a aparência, juntamente com a ansiedade e a preocupação relacionados a ela; e o comportamental, que consiste em situações evitadas devido ao desconforto causado pela aparência corporal.
 
Medicamentos como o complexo B só podem ser utilizados com prescrição médica.
Foto: Banco de Imagens

A busca mais comum entre as mulheres é a perda de peso. Os quilos que tanto incomodam a grande maioria não são o problema pra paulistana Caroline Patrício, 30, que pesava 48 kg, com 1.62 de altura. Atualmente, sonha em ter um corpo atlético, por isso toma diferentes tipos de remédios para engordar. Ela tem o intuito de fazer musculação e transformar os quilos a mais em músculos.
 


“Me sinto mal com o meu corpo. Mulheres de corpo atlético são mais atraentes e tem mais chances de conseguirem o que querem (...) Depois que eu engordar os oito quilos que almejo, vou começar a fazer musculação”.
 

Caroline já conseguiu engordar seis quilos em sete meses e está agindo sem auxílio médico. Ela alega conhecer pessoas que já fizeram o mesmo procedimento e nada aconteceu, mesmo sabendo que o uso de remédios sem acompanhamento médico não é recomendável.
 

Caroline quer engordar pelo menos 8 kg, antes de começar a musculação. Foto: Verônica Honorato

Maria Aparecida Conti, psicóloga clínica, explica que a imagem corporal é dinâmica e deve ser vista de acordo com a percepção do indivíduo sobre o meio onde vive: "Pessoas que possuem baixa autoestima tendem a sofrer mais com a aparência procurando defeitos estéticos improváveis toda vez que algum outro for resolvido. Portanto vive melhor quem se aceita como é.”

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification