Defesa Civil e educação ambiental devem integrar grade curricular de ensino fundamental e médio
Por: Raíssa Fernandes e Mayara Borges
Material de divulgação utilizado pela CEDEC-SP. Foto: Raíssa Fernandes |
O Brasil sofre, anualmente, com desastres naturais, que levam a perda de vidas e danos materiais. A lei federal 12.608/12 institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil visando divulgar a consciência de prevenção na sociedade. Como parte destas ações, a lei propõe a inclusão de temas relacionados a defesa civil e educação ambiental, aos currículos dos ensinos fundamental e médio.
A medida, regulamentada junto ao Ministério da Educação (MEC), deve ser aplicada em escolas públicas e privadas, para conscientizar os jovens da ideia de prevenção e identificação destes eventos. No Estado de São Paulo, os desastres naturais ocorrem com mais intensidade no verão, devido às fortes chuvas, como em Cubatão, no início deste ano, e em São Luiz do Paraitinga, em 2010.
Segundo a diretora da Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC-SP), tenente Aline Betânia, o órgão já trabalha o tema em atividades extracurriculares com crianças, e agora vai ampliar o foco, incluindo os adolescentes. Para tanto, a CEDEC-SP e a Secretaria Estadual de Educação, por meio da Escola Virtual do Estado, desenvolveram um curso em formato de game, ainda sem previsão de lançamento. “O curso ‘Defesa Civil: A Aventura’ abordará um dos principais temas relacionados a Defesa Civil, como escorregamento, inundação e raios, de maneira divertida e interativa”, afirma a tenente.
Por se tratar de uma lei recente, ainda não há uma especificação de como o tema será inserido nas escolas, mas, para a Semana Nacional de Redução de Desastres (em outubro), já terá início o cadastro dos alunos para a utilização do curso online.
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