O uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula gera discussão entre profissionais de educação
Por: Guilherme Cerveira e Leonardo da Costa
Alunos do Ensino Médio utilizam aparelhos celulares em sala de aula. Foto: Leonardo da Costa |
No Brasil, ainda vive um abismo digital. Segundo o estudo produzido pelo CETIC.br, 62% dos lares no país não tem acesso a Internet. Mas quando o assunto é sala de aula traz à tona o uso desta ferramenta por professores e alunos.
A princípio nota-se um reflexo negativo quando esse avanço se entrelaça com a educação. Mesmo evitado e, muitas vezes, proibido o uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aulas, muitos alunos recorrem a essa ajuda para pesquisar respostas em atividades e provas. Outra questão é o crescente número de erros gramaticais devido à “linguagem de internet” em que palavras são abreviadas. Até que ponto a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar no ensino?
Para o professor e biólogo Ivan Sanches o que pode influenciar a aprendizagem digital é a maturidade do aluno, já que o uso em sala de aula deve ser bem dosado. “O ponto positivo da pesquisa é conseguir fontes rápidas e acesso as informações. Na internet há um leque de opções com conteúdo. O que estraga é a atenção do aluno que ao invés de estar centrado na aula, pode se distrair devido às redes sociais, como facebook ou mensagens de texto”, comenta. Sanches ainda enfatiza que a extinção dos cadernos não passa de uma utopia. “Seria uma bagunça os alunos terem acesso à tabletes no lugar de livros e apostilas, devido à quantidade de problemas que poderiam ser geradas, porém as minhas aulas estão disponíveis pela internet, e-mail, blog e sempre que possível faço o uso de data show e slides para uma melhor absorção do conteúdo pelos jovens”, comenta.
Para os alunos a tecnologia pode ser uma forma de aprendizado também. Segundo o estudante Lucas Cot, que cursa Ciências do Mar, o que é novo sempre atrai os jovens, e isso poderia ser implantado também nos estudos. “Eu acho que o ensino é algo que tem que seguir lado a lado com a atualidade, o que se ensina hoje não pode ser o mesmo que se ensinava 10 anos atrás. O método usado pelo professor também pode estar em constante atualização, assim a tecnologia se torna uma arma forte e poderosa sim, para cada vez mais deixar as aulas atraentes para o aluno”, opina. Contudo, mesmo com a disposição de informações na internet deve-se atentar com conteúdo falso e equivocado para evitar erros na realização de trabalhos. Nota-se que a união do papel e do digital pode ser uma fórmula de ganho em conteúdo e informação para todos os estudantes, mas não é o essencial.
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