2 de set. de 2013

Procon-SP oferece Programa de Apoio ao Superendividado

Iniciativa ajuda consumidores em débito
Por: Fernanda Chiarato

Sobe para 57% o número de famílias endividadas
na cidade de São Paulo. Foto: Banco de Imagens

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que a parcela de famílias endividadas na região metropolitana de São Paulo ainda cresce. No mês passado, 57% das famílias tinham algum tipo de dívida, em relação a 53,5% em junho. O Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) tem como objetivo auxiliar endividados que não conseguem solucionar seus débitos. O projeto é promovido pela Fundação Procon-SP com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

O programa visa auxiliar o devedor no contato com o credor para uma possível conciliação e educar o endividado a lidar com problemas financeiros. Para participar do projeto é necessário, primeiramente, passar por uma triagem, que irá verificar o grau de endividamento. Ter mais de 18 anos e morar na cidade de São Paulo. Após a pré-seleção, feita pelo Cejusc, o participante assiste a uma palestra psicoeducacional no Auditório da Fundação e passa por audiências coletivas mediadas por conciliadores do Tribunal de Justiça.

Segundo a responsável do programa, Vera Remedi, o acúmulo de dívidas não é apenas responsabilidade da má educação financeira no Brasil, mas também decorrente dos juros abusivos. “Existe um forte estímulo de que é fácil pegar empréstimo. Diversos bancos debitam o valor da sua dívida diretamente da conta corrente”, afirma. Vera ainda comenta que muitos dos endividados são adimplentes, ou seja, pagam suas dívidas, porém de forma mal organizada. Outro vilão para os cidadãos, além dos juros excessivos, é o cheque especial.

A partir de setembro o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS)  deve abranger demais municípios no Estado de São Paulo. No site www.procon.sp.gov.br é possível encontrar maiores informações para quem deseja orientações sobre o programa. O endereço para atendimento é na Rua Barra Funda, 930, que funciona nos dias úteis, das 9h às 17h.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification