7 de set. de 2013

Luz engarrafada ajuda pessoas pelo mundo

Mais de 15 países já se beneficiam com invenção de brasileiro
Por: Yulika Ganizev

Iluminação alternativa beneficia milhares
de pessoas ao redor do mundo.
Foto: Ana Carla Mendonça

Em 2002, Alfredo Moser, mecânico que mora em Uberaba, Minas Gerais, encontrou uma solução para iluminar sua casa após um apagão: a luz “engarrafada”. Para reproduzir o feito é bem simples, sendo necessárias apenas garrafas plásticas transparentes, água e cloro. Com a luz do sol refletindo na água se consegue o efeito de iluminação dentro de ambientes fechados. O brasileiro conseguiu nos últimos dois anos alcançar diversas partes do mundo com esta ideia e hoje chega a quase um milhão o número de famílias que usam este meio para captar energia.

O processo de luz que Moser criou funciona pela refração da luz do sol na garrafa com água, por isso a importância dela ser transparente. Segundo o arquiteto Robinson Marques, este método é conhecido como “Efeito Espelho” e é utilizado geralmente em edifícios. “São criados pequenos desníveis com acúmulo de água para que a luz solar seja refletida no ambiente,” explica.

Para criar uma “lâmpada solar” é preciso preencher uma garrafa PET de 2 litros com água, adicionar duas tampas de cloro (para evitar que ela fique verde), depois acopla-la ao teto, vedando-a com cola de resina para que não haja vazamentos quando chover, por exemplo. A luz solar que entra na garrafa é refletida no ambiente interno, com uma iluminação que pode chegar até 60 watts.

O brasileiro teve a ideia de fazer a “luz engarrafada” durante um período em que os apagões eram frequentes no país. As fábricas tinham energia, porém as casas ficavam na escuridão total. Em seu trabalho, seu chefe o orientou que usasse garrafas com água como lente para refletir a luz do sol no monte de mato seco, pois assim o capim pegaria fogo. Este era o sinal de alerta deles. Depois de refletir sobre esse modo de captar luz, Moser teve a ideia da lâmpada. Adriana Miranda, que é dona de casa e também sofreu com os apagões, achou interessante saber que enquanto algumas pessoas sofriam com a frequente falta de energia elétrica, outros procuravam meios para resolvê-los. “Era ruim não ter luz. Mesmo com o dia ensolarado, haviam cômodos em que a luz solar não chegava. Isso seria uma excelente saída”, comenta a dona de casa.

Vizinhos e até um supermercado do bairro já usufruem da “luz engarrafada”. Embora o inventor não tenha ficado rico com o feito, ele sente orgulhoso, pois pessoas que usam a garrafa de luz veem diferença na conta de energia. Adriana afirma que usaria esta ideia em sua casa. “Além da economia que geraria, os cômodos ficariam mais claros e iluminados”, explica. Já Marques, indica outra alternativa para aproveitarmos a iluminação do sol. “Existe um método muito utilizado no meio arquitetônico, que é chamado de clara boia ou iluminação zenital. Consiste em aberturas feitas na laje superior do ambiente, onde é feito um revestimento de plástico, vidro ou fibra que permita a entrada do sol, sem que haja passagem de água.” O arquiteto recomenda o uso da lâmpada solar pela questão de desenvolvimento sustentável, mas ressalta que esteticamente esse método não é aconselhável.

A instituição MyShelter, localizada nas Filipinas e especializada em construção alternativa, também seguiu o método de Moser. Eles criam casas com produtos recicláveis e em um de seus projetos, enchem garrafas pet com barro para construir paredes. Com a invenção do mecânico, a instituição consegue uma renda extra ao instalar as garrafas de luz nas casas. Outros 15 países como, Índia, Bangladesh e Argentina também utilizam o feito do brasileiro.

As luzes de Moser são usadas também em hortas hidropônicas para produzir alimentos, o que ajuda pessoas que moram em áreas pobres, pois a luz da garrafa favorece o crescimento das plantas. A estimativa é que mais de um milhão de famílias sejam beneficiadas com a ideia até 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification