26 de set. de 2013

Reabilitação em Multimídia é aplicada como recurso pedagógico

Método utilizado em tratamento neurológico promove benefícios para alunos com e sem necessidade especial
Por: Gabriel Bonafé

Após 18 anos de pesquisa, a educadora Luciana Freire criou o projeto “Despertando Talentos”, que usa Reabilitação em Multimídia como um recurso pedagógico. O método que costuma ser aplicado em tratamento neurológico utiliza a informática para estimular o córtex de forma simultânea, otimizando habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sinestésicas de alunos com e sem necessidade especial.

Com ajuda de uma equipe de neurocirurgiões de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, e pesquisas independentes na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Luciana desenvolve seu projeto com o objetivo de utilizar a neurociência na educação. A experiência como professora em uma rede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na cidade de Olímpia, município no Estado de São Paulo, também favorece na elaboração e desenvolvimento de sua pesquisa.

Após obter um parecer favorável junto ao MEC (Ministério da Educação), um projeto piloto teve início na Rede Municipal de Educação de Olímpia. “Foi destacado pelo MEC como um importante recurso pedagógico a fim de beneficiar crianças com e sem necessidades especiais”, relata Luciana.

Em 2011, com apoio da Secretaria Municipal da Educação de Olímpia, gestores de educação foram capacitados com essa nova metodologia. “Despertando Talentos” também já foi destaque internacional. Em 2011, foi elogiado pela Microsoft Educação. No ano seguinte, foi premiado como um dos cinco melhores projetos em uma conferência na Áustria, na Universidade de Linz. Neste ano, será apresentado no III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Equidade, que acontece no Instituto Piaget de Almada, em Lisboa, Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification