4 de set. de 2013

Ginástica Artística é opção para jovens da Grande SP

Prefeitura oferece para estudantes a prática do esporte olímpico
Por: Leandro Correia

Troféus dos atletas de Ginástica Artística,
conquistados em campeonatos.

A ginástica artística é uma das modalidades esportivas oferecidas pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Com a missão de promover o desenvolvimento de atletas e equipes competitivas nas categorias de base, com apoio e suporte técnicos efetivos, o Centro, criado em 1976, disponibiliza diversas modalidades olímpicas, como Atletismo, Basquete, Futebol, Handebol e Judô.

Apesar do espaço que a ginástica artística vem ganhando nos últimos anos, seu desempenho em grandes
Sérgio Ricardo Rodrigues de Campos,
técnico de Ginástica Artística.
competições como as Olimpíadas ainda é tímido. Em Londres 2012, o atleta Arthur Zanetti foi o primeiro a ganhar uma medalha na modalidade em Jogos Olímpicos. O Brasil começou com o pé direito: trouxemos o ouro para casa. Segundo o técnico Sérgio Ricardo Rodrigues de Campos, o esporte se popularizou nos últimos anos, com o reconhecimento de atletas como Daiane dos Santos e Daniele Hypólito. "A procura é cada vez maior", diz.

Por volta de 65 atletas treinam a Ginástica Artística no COTP, coordenados por profissionais, tanto graduados em Educação Física, como ex-atletas. O treinamento é intenso. São 3 vezes por semana, 4 horas por dia. Isso se intensifica em época de campeonatos e chega à 6 vezes por semana. Para entrar na equipe, é necessário ter entre 6 e 7 anos. Os jovens treinam, participam de campeonatos e todos os gastos são custeados pela prefeitura.

Turma feminina da tarde que pratica Ginástica Artística.
Para participar do processo de "peneira", a única exigência é que o jovem frequente a escola. Moradores de cidades vizinhas como Osasco e Grande ABC também podem participar do processo de seleção que ocorre em épocas variadas. Segundo foi o primeiro a ganhar uma medalha na modalidade em Jogos Olímpicos. O Brasil começou com o pé direito: trouxemos o ouro para casa. Segundo o técnico, além de contribuir para a condição física e desenvolver a saúde do atleta, a Ginástica Artística contribui também para o bem-estar psicológico e como outros esportes, é indicado no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para saber como se inscrever nesse ou em outros esportes olímpicos oferecidos pelo COTP, basta acessar o site da prefeitura de SP; e ir na área "Secretarias - Esportes / Centro Olímpico". O Centro fica na Av. Ibirapuera, 1315 e os telefones para contato são: 3396-6452 e 3396-6468.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification