21 de set. de 2013

Escola ensina Balé Clássico para adultos do preparatório ao profissional

Pessoas maiores de dezoito anos podem aprender a dançar através de método específico
Por: Verônica Honorato

Diretora/professora da escola em ação.
Foto: Divulgação

O balé clássico é uma dança que muitos acreditam não poder ser praticada por pessoas na idade adulta, mas atualmente existem escolas especializadas. Este gênero possui em seu repertorio expressões artísticas que para ser bem desenvolvidas é preciso muita disciplina e treino intenso. É por isso que para conseguir alcançar um alto desempenho é preciso dar inicio a pratica aos cinco anos de idade.

Formada em balé clássico pela metodologia cubana com atualização do maestro Boris Storojkov, a especialista em técnica russa Vaganova e professora de balé para adultos há nove anos, Karen Ribeiro é diretora da escola Studio Ana Esmeralda Ballet Adulto KR. Para ela, o balé pode ser praticado por mulheres de todas as idades. “Geralmente me perguntam se é possível fazer balé mesmo sendo adulta e eu respondo que sim. Mulheres jovens e senhoras já com idade avançada são capazes de aprender balé através de um bom método de ensino”, enfatiza.

Grupo de alunas de balé: não há limite para a idade.
Foto: Divulgação
Segundo ela, o que define se alguém irá conseguir ou não se firmar no balé é a vontade de aprender. “O
Balé clássico é uma dança que exige muita disciplina, pois é um gênero difícil de dominar. Seu método possui vocabulário próprio, necessidade de trabalho corporal intenso e muito interesse em entender sua técnica, por isso é importante que o aluno se esforce”.

Já para a aluna Verônica Carvalho a dança é com um hobby. ”Acho que meu maior objetivo mesmo é melhorar um pouco todos os dias, superar minhas dificuldade e não parar nunca mais de fazer, já que fazer balé e estar no balé é o que mais me faz feliz”. Quando questionada sobre o motivo que a levou a escolher o balé clássico Verônica ressaltou: “Na verdade eu sempre quis o balé, desde criança, só que meus pais não viam isso como um futuro. O que aconteceu foi que nunca desisti. Quando arrumei meu primeiro emprego decidi investir nisso e começar as aulas aos 21 anos e hoje vejo que foi minha melhor escolha”.

A metodologia russa Vaganova para adultos prima a introdução das técnicas básicas do balé através de um avanço gradativo. Com isso o aluno ganha flexibilidade, postura e coordenação motora para desenvolver as técnicas artísticas do balé de forma eficaz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification