18 de set. de 2013

Greve dos bancários deve começar na próxima quinta-feira (19)

Bancários decidem iniciar greve se bancos não reverem proposta de reajuste
Por: Mayara Almeida e Raíssa Fernandes 

Greve atinge todo o país e prevê melhor reajuste e melhorias
nas condições de trabalho. Foto: Mayara Almeida

Agências bancárias devem iniciar greve total na próxima quinta-feira (19) em todo o país, de acordo com o Sindicato dos Bancários. A paralisação prevê melhorias na proposta de reajuste salarial de 6,1% apresentada por meio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A paralisação foi decidida após uma série de assembleias realizadas em vários Estados do Brasil durante a segunda semana de setembro, onde a categoria rejeitou o índice de reajuste salarial e exigiram um reajuste salarial de 11,93%, piso salarial de R$ 2.860, participação nos Lucros e Resultados no valor de três salários somados e uma parcela adicional fixa de R$ 5.553,15 e vale refeição e alimentação, além de exigirem melhorias nas condições de saúde, auxílio educação, segurança, igualdade de oportunidades e o fim das demissões no setor.

De acordo com Marcos Paulo Borges, bancário há oito anos, a proposta de reajuste salarial de 6,1% oferecida pela Fenaban, além de ser incompatível, não apresenta aumento real nos salários dos bancários, já que o valor ofertado corresponde a inflação. “O aumento não corresponde com a realidade, além de ser totalmente inferior, o que nos foi oferecido apenas cobre o valor da inflação”, observa.

No âmbito da segurança, a paralisação prevê o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários e questões preventivas nas agências, o que não foi discutido nas propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos. Ainda segundo Borges, a paralisação também exige uma maior segurança nas agências do país. “Sofremos assaltos facilmente nos últimos meses, hoje em dia ser funcionário de banco é perigoso, além de um reajuste salarial mais justo, nós queremos uma maior qualidade de vida e condições de trabalho”, comenta.

A greve começa na próxima quinta-feira (19) e segue por tempo indeterminado ou até que a Fenaban acate os pedidos dos bancários. Durante a paralisação apenas estarão abertos ao público, os caixas eletrônicos das agências de todo o país.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification