3 de set. de 2013

Projeto Guri aproxima crianças e adolescentes à música clássica

O programa atende mais de 49 mil alunos no Estado de São Paulo
Por: Beatriz Prieto

O Projeto Guri é considerado referência em programas
socioculturais no país. Foto: Cedida pelo Projeto Guri

Entre um acorde e outro, o Projeto Guri, programa sociocultural oferecido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, já atingiu cerca de 500 mil crianças e adolescentes em todo o Estado. Os números revelam que a falta de interesse não é necessariamente o motivo de um distanciamento entre a música erudita e os jovens de baixa renda.

Para estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da música, a iniciativa criada em 1995 oferece, gratuitamente, cursos de coral, instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas, sopro, teclados e percussão para alunos com idade entre 6 e 18 anos.

A Secretaria da Cultura compartilha a gestão do projeto com duas organizações sociais. Amigos do Guri, responsável por cerca de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, e Santa Marcelina Cultural, que administra as unidades da Capital. "O objetivo do projeto é unir educação e lazer por meio da música em uma missão sociocultural que desenvolva comportamentos positivos nos participantes", afirma Alessandra Costa, diretora executiva do Amigos do Guri.

Para a estudante Cinthia Yukari Arakaki, o contato com o ballet clássico, quando criança, foi incentivo suficiente para procurar o Projeto Guri e iniciar aulas de violino. "Mais que técnica, o ballet me exigiu compreender a mensagem por trás da melodia clássica, a música no seu estado mais puro". Quando questionada sobre o projeto, Cinthia ressalta: "O método de ensino é bastante dinâmico e eficaz. O projeto me ensinou que a música clássica não existe para ser meramente ouvida, mas sim, interpretada e apreciada”.

Mais informações sobre o programa, locais, vagas e cursos, disponíveis no site: Projeto Guri.

1 comentários:

Aprender a tocar violão disse...

Ouço muito falar do Projeto Guri. Se fosse possível ele vir aqui para o sul, seria ótimo. Acho que há muita gente aguardando para fazer parte! Eu adoraria participar.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification