25 de set. de 2013

Comércio eletrônico atinge 12,74 bilhões no 1° semestre

Produtos de moda são os mais procurados pelos consumidores, atingiram 13,7% das vendas e superaram equipamentos eletrônicos
Por: Allyne Pires

Mercado eletrônico ainda perde clientes devido a
preocupação com a entrega do produto. Foto: Allyne Pires

O e-commerce brasileiro supera 24% das vendas no primeiro semestre, quando comparado no mesmo período do ano passado, segundo o Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC). Estima-se que em 2013 a venda atinja 28 bilhões, frente a 22,5 bilhões de reais em 2012. As vendas em sites internacionais também alavancam a economia do país, 2,6 bilhões de reais foram gastos entre maio de 2012 e 2013.

Neste anos, datas sazonais, como Dia das Mães e dos Pais, faturaram 1,055 e 1,023 de bilhão de real, respectivamente. No Dia das Mães o crescimento foi de 15%, mas os economistas da E-bit, empresa que avalia satisfação de consumidores que compraram nas lojas cadastradas, previam um aumento de 25% das vendas, dado em nota no site da empresa. Já o crescimento do Dia dos Pais superou as expectativas dos 1 bilhão e aumentou 26% em relação ao ano passado. Para as duas datas, os presentes mais comprados foram referentes à moda. No primeiro semestre, esses produtos atingiram 13,7% das vendas, superando eletrodomésticos e eletrônicos.

Desde 2005, CETIC faz levantamento sobre vendas por meio do comércio eletrônico. Neste ano, apenas 11,72% fizeram compras online, e os produtos mais vendidos foram filmes e músicas, entregues fisicamente. Já em 2009, 17% disseram ter comprado pela internet algum produto ou serviço, e ficou como mais vendas de eletrônicos, com 42%.

Frente a essas porcentagens, de outubro de 2012 a fevereiro de 2013, as vendas via e-commerce alavancaram. Ainda segundo pesquisa da CETIC, 31% da população fizeram compra online. Produtos eletrodomésticos foram os mais vendidos, com 46%. Eletrônicos e moda ficaram em segundo com 41%.

As pessoas que já divulgaram ou venderam via e-commerce em 2009 atingiu 5%, maioria da região Sudeste. Número que aumentou para 7% em janeiro de 2012, nas regiões Sul e Sudeste. Em fevereiro deste ano, a porcentagem foi a mesma, mas com a maior parte no Sul.

O e-commerce, em 2011, representou quase um terço da economia do país, segundo pesquisa da FGV. Entretanto, as pessoas ainda possuem motivos para não comprar pela internet. “Eu fico com medo de não entregarem o produto ou, quando entregue, não esteja de acordo com o exposto no site, principalmente se não há uma loja física, eu tenho preocupação se ela é idônea”, relata Ricardo Mota.

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