20 de set. de 2013

Smartphones e Tablets ganham espaço no mercado

Queda de preços e competitividade são responsáveis por aumento nas vendas
Por: Cristian Drovas

Último levantamento realizado pela Nielsen, em agosto deste ano, confirma que as plataformas móveis estão cada vez mais presentes no cotidiano brasileiro. De acordo com os dados, a venda de tablets cresceu 400% no primeiro trimestre e o uso de smartphones dobrou de 2011 para 2012, representando 28% de todos os celulares vendidos no país. O estudo também indica que o principal responsável pelo aumento é a queda de preços com a disponibilização de novos modelos no mercado.

Aliado ao resultado positivo do mercado, o estudo da Teleco, empresa especializada em comunicação, prevê que a banda larga móvel no Brasil conta com um fechamento de 82 milhões de acessos em 2013. Ambos refletem a tendência do usuário em migrar do computador fixo (desktop) para as plataformas móveis. Larissa Camargo, arquiteta formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, é adepta da mobilidade oferecida pelos novos smartphones. “É bom andar pela casa ouvindo música ou mostrar algo interessante para alguém sem ter que ficar chamando ‘ei, vem aqui um pouquinho’. Ou mesmo pra ficar no sofá conferindo as redes sociais com algo bem mais leve que um notebook”. Entretanto, a arquiteta ressalta que usa as plataformas móveis mais para diversão, por não atenderem suas necessidades profissionais. 

O caso de Larissa não é isolado. De acordo com Roque Fernando, diretor da E9Mídia, existem diversas razões para que empresas não adotem plataformas móveis. “O desktop permite ao usuário instalar diversos programas úteis no dia a dia corporativo em seu sistema operacional. Programas semelhantes ao 'Office' da linha Microsoft podem até ser encontrados para download em tablets e smartphones, porém ainda não atendem aos requisitos corporativos.” Outro problema para a mudança do cenário atual é a fragmentação das fabricantes, cada qual adotando um sistema operacional distinto. “O usuário compra o que acha bonito, com maior impacto visual ou que possua a câmera mais potente. Falta aos consumidores brasileiros maior compreensão sobre o que cada aparelho oferece como benefício relacionado ao sistema operacional”, ressalta Roque.

Considerando que a média de adesão brasileira levantada pela Nilsen ainda é inferior a mundial (48%), a massificação da banda larga móvel indica que existe uma grande margem de crescimento para as plataformas móveis. Os modelos de tablet mais acessíveis do mercado tem uma faixa de preço média de R$ 550.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification