24 de set. de 2013

Exposição de Sebastião Salgado está em cartaz no Sesc Belenzinho

As 245 fotos foram tiradas das mais remotas regiões da Terra durante oito anos de viagem
Por: Audrey Pujol

A exposição em cartaz até 1 de dezembro.
Foto: Vinicius Buzzetti

Gênesis, a nova mostra fotográfica de Salgado, está no SESC Belenzinho desde o dia 4 de setembro, com 245 imagens capturadas em oito anos de viagens aos lugares mais isolados e longínquos da Terra. Divididas em cinco seções geográficas, Planeta Sul, Santuários, África, Terras do Norte e Amazônia/Pantanal, a mostra exibe imagens feitas entre 2004 e 2011 que registram paisagens que resistiram à ocupação humana moderna, dentre montanhas, florestas, desertos, tribos e animais. Ele realizou 30 viagens utilizando aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, passando por regiões como a Sibéria na Rússia, as Ilhas Galápagos e a Amazônia brasileira.

As fotografias estão divididas por seções
geográficas. Foto: Vinicius Buzzetti
Consagrado pelas exposições Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999), o fotojornalista mantém
na nova mostra sua característica mais marcante: imagens congeladas em preto e branco, aguçando as texturas e os contrastes em cenas impressionantes. Para a artista plástica Simone Moraes, Sebastião Salgado tem um excelente senso de composição gráfica e estética. “Fotografa nas horas certas do dia, sabe trabalhar com a tonalidade e o contraste do preto e branco. É primoroso ver essas obras de perto”, comenta.

Segundo o professor de Filosofia e Linguagem Visual, Josué Makoto Kuwano, Sebastião Salgado tirou fotografias da miséria humana, mostrando o lado belo de situações tristes. Ele ainda ressalta o fato de um artista tão importante ser brasileiro: “Ele mostra a força da cultura indígena, a retratando como se fosse um cultura viking” observa.

O objetivo da exposição é alertar para os problemas ambientais, justamente mostrando o que ainda há de belo e preservado. Sebastião Salgado critica a degradação do meio ambiente de forma sutil, levando o observador a perceber que ainda há o que ser salvo no planeta. A curadoria foi feita por Lélia Wanick Salgado, esposa do artista.

As fotos ficarão expostas até o dia 1 de dezembro, com entrada gratuita.

Serviço:
Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 
Belém, São Paulo 
(11) 2076-9700

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification