22 de set. de 2013

Chegada da primavera exige cuidados com a saúde

Estação mais florida do ano começa esse mês e com ela algumas dicas podem ajudar a aproveitar melhor a primavera
Por: Leonardo da Costa

Próximo da primavera, árvores já
começam a florir. Foto: Leonardo da Costa

A partir do próximo dia 22 de setembro, terá inicio em todo hemisfério sul a primavera, a estação que é conhecida como estação das flores. Por tradição tem temperaturas mais amenas que vão aumentando aos poucos com o passar das semanas. Porém, nos últimos anos a primavera vem registrando temperaturas acima da média habitual, e com a chegada da nova estação alguns cuidados com a saúde devem ser tomados.

É fundamental que durante as atividades físicas os praticantes evitem à exposição direta ao sol e, se possível, exercitar-se no início da manhã ou após o pôr do sol. Manter-se hidratado ajuda a repor os líquidos corporais e diminui a temperatura corporal. Segundo Érica Amaro, professora de educação física, o melhor horário para prática de atividades físicas é no período da manhã. “O melhor é treinar até as 9h, a partir daí o sol fica mais forte, embora exista uma individualidade biológica, há pessoas que funcionam melhor de manhã, outras a tarde e outras a noite”, explica.

Os pais devem tomar cuidado com as crianças, o uso do protetor solar com o fator apropriado durante a exposição ao sol, líquidos como água e sucos ajudam a manter as crianças hidratadas além de fazer bem a saúde. Outro cuidado é com a higiene das crianças. Não é raro que eles coloquem as mãos sujas na boca, por isso é indispensável manter sempre as mãos deles limpas. Para a meteorologista Amanda Monte Fiori, no Brasil em especial, é importante se precaver; pois o clima pode ser bem instável. “Por aqui o tempo muda todo o momento, em alguns lugares pela manhã sol intenso, durante a tarde pancada de chuva. Então, é importante que as pessoas estejam precavidas para os imprevistos. Andar sempre com uma garrafinha de água, com protetor solar dentro da bolsa, é essencial”. Seguindo essas dicas, aproveitar a estação mais charmosa do ano fica agradável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a notícia!

Anônimo disse...

Amei a notícia. !

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification