22 de set. de 2013

Brasil aponta como opção para intercambistas

Vinda de estudantes para o país cresce a cada ano
Por: Juliana Costa

O Brasil se tornou opção quando o assunto é intercâmbio. A experiência da vivência cultural, além da ascensão econômica no país, tem chamado a atenção. Segundo dados divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores, no ano de 2012, os países que mais enviaram estudantes para o Brasil foram Colômbia, França e Portugal. O principal motivo pela escolha é a crise na Europa. Nos últimos sete anos, o número de vistos expedidos para estrangeiros dobrou.

O estudante português Tiago António Marinho Soares, de 21 anos, cursa Línguas para Relações Internacionais na UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho). Passou um período de seis meses em Araraquara, interior de São Paulo. Para Tiago, que veio estudar sozinho, o que mais o influenciou na escolha foi o curso e a ascensão econômica do país. Segundo ele, antes da decisão, fez diversas pesquisas na internet. Assim que escolheu, enviou o processo para o Escritório de Relações Internacionais da instituição que respondeu positivamente.

Em relação a qualidade do ensino, a instituição escolhida pode ser comparada as do exterior. Mas acredita que a melhor instituição a se estudar é aquela que o aluno se sinta realmente bem e que ao menos o ensino seja bom. Tiago ainda revela que se surpreendeu com a hospitalidade brasileira. Apesar dos portugueses terem fama de acolhedores, os brasileiros superaram suas expectativas. Para ele, essa acolhida fez com que a saudade dos familiares e amigos diminuísse. Porém, o lado negativo percebido foi com relação ao preconceito e desigualdade étnica. “Senti que as pessoas são um pouco preconceituosas e fechadas a outras ideias. Reparei que existe uma grande desigualdade entre negros (contando com os pardos) e brancos. A igualdade é algo que ainda não impera. Eu vi casos de pessoas que tinham a mesma idade, o mesmo sexo, a mesma formação e o salário dentro da empresa era muito diferente um do outro; sabem qual era a única diferença entre eles? Uns eram brancos e outros eram negros”, ressalta. Apesar disso, contou que sua vivência no Brasil foi ótima e que indicaria a experiência aos seus amigos.

No caso dos brasileiros, os países mais escolhidos para realização de intercâmbio são Canadá, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Irlanda. O estudante que opta pelo intercâmbio tem idade que varia de 15 a 35 anos, de acordo com o grau de escolaridade. O tempo de duração varia de três meses a um ano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification