23 de set. de 2013

Subprefeituras têm grande número de coronéis da PM reformados

22, das 31 regiões existentes estão sob o comando de ex-policiais com a patente
Por: Joy Agoston

Marcos Araújo em seu gabinete na Subprefeitura do distrito
de Santo Amaro. Foto: Divulgação

Das 31 subprefeituras paulistanas, 22 estão sob o comando de coronéis da reserva da Polícia Militar, oficiais que se aposentaram no posto máximo da hierarquia da corporação. Juntos, eles gerenciam um território onde vivem cerca de 7 milhões de pessoas, ou 66% da população da capital. Estima-se que mais de sessenta coronéis aposentados compõem os quadros municipais, tanto em subprefeituras como em secretarias. O total representa 10% da reserva do estado e se equipara ao total de coronéis na ativa.

É importante ressaltar que poder dos subprefeitos-coronéis da metrópole é apenas gerencial. Com esfera de
Rubens Gonzales em ação no distrito da Mooca,
Zona Leste de São Paulo. Foto: Divulgação
atuação e orçamentos minguantes, as subprefeituras se tornaram zeladorias, responsáveis por executar pequenos serviços como poda de árvores e conserto de buracos. Esses ex-oficiais se encaixam ainda nos planos da prefeitura de compor um governo centralizado. O Subprefeito Rubens Gonzales, por exemplo, foi direcionado para o distrito da Mooca, e cumpre o objetivo de pôr fim a denúncias de corrupção de fiscais que ocorrem no âmbito regional. "A experiência abriu caminho para que outros coronéis fossem escalados, e agora estamos nos acostumados com os desafios do dia a dia”, afirma Rubens.

Já para outro subprefeito, a patente pode trazer alguns benefícios e até mesmo melhorias para o bem estar populacional da cidade, é o caso de Marcos Araújo, subprefeito no distrito Santo Amaro. Os desafios estão sempre presentes no dia a dia. "A importância de assumir um cargo desses dentro da Administração Pública é poder atender essa parte da cidade com agilidade e a dinâmica que a cidade precisa, trazendo a satisfação do munícipe, que é o objetivo de cada uma das subprefeituras. A responsabilidade é ainda maior quando chegamos numa subprefeitura. Queremos dar continuidade ao nosso trabalho, sempre buscando otimizar cada ação, cada recurso em beneficio da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comenta o subprefeito.

No dia a dia, há os que exigem ser tratados por coronel e os que evitam o título, para não intimidar, porém as melhorias em prol da cidade são sempre válidas para que haja uma constante harmonia social no cotidiano da população.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification