30 de set. de 2013

Zumba incorpora ritmos latinos à ginástica e promove emagrecimento

Modalidade aeróbica disfarçada de dança é alternativa eficaz para aqueles que fogem das academias de ginástica
Por: Beatriz Prieto

A prática regular da Zumba, somada a uma alimentação
saudável, promove mudanças já no primeiro mês.
Foto: Banco de Imagens

Especialistas afirmam que a melhor maneira de praticar exercícios físicos com regularidade é fazendo algo que nos proporcione prazer. Pensando nisso, academias de todo o país investem numa nova atividade aeróbica: a Zumba.

Criada pelo bailarino e coreógrafo colombiano Alberto Perez, a Zumba consiste num método de combinação de passos simples, com movimentos de dança, principalmente incorporada por ritmos latinos como a salsa, merengue, reggaeton, cumbia, axé e até o samba. As aulas também contam com ritmos internacionais como hip hop e exóticos como o bhangra (música originária do Punjab, região da Índia e Paquistão) e belly dancing (espécie de dança do ventre).

Educadora física pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, Alessandra Simionato Cossote, afirma que além de lúdica e motivante, a aula de Zumba traz diversos benefícios à saúde. “A modalidade tonifica os músculos, auxilia no sistema cardiovascular e influencia diretamente no gasto energético, promovendo a queima de gordura”, comenta. Quanto à quantidade de calorias gastas em uma hora de atividade, Alessandra ressalta que a queima calórica pode variar de indivíduo para indivíduo, mas uma aula bem realizada pode eliminar em média 800 kcal.

O exercício não possui contra indicação, podendo ser realizado até mesmo por crianças e idosos. A modalidade também possui variações, como a Aqua Zumba, realizada dentro d’água, e a Zumba Sentada, que utiliza cadeiras como base para os movimentos.

A estudante universitária, Karine Rodrigues, pratica Zumba há 4 meses e se diz satisfeita com os resultados. “Confesso que nunca gostei do ambiente da academia. A musculação nunca foi a minha praia e as aulas de aeróbica já não me motivavam como antes. Conheci a Zumba por intermédio de uma amiga e logo no primeiro mês pude ver diferença nas minhas medidas”, afirma.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification