11 de set. de 2013

Impostos pagos no Brasil ultrapassam 1 Trilhão de reais em agosto

Tributos equivalem a 150 dias de trabalho para brasileiro por ano revela o Impostômetro
Por: Vinicius Buzzetti

Em média, são arrecadados 45 mil reais a
cada segundo. Foto: Vinícius Buzzetti

No último dia 27 de Agosto, o Impostômetro, localizado na região central de São Paulo bateu a marca de um trilhão de reais em tributos arrecadados no país. Os dados coletados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) são obtidos dos governos estaduais, municipais e federal do Brasil. Diariamente são arrecadados pelo menos 4 bilhões de reais, 45 mil reais por segundo. Com esse dinheiro seria possível, por exemplo, construir quase 30 milhões de casa populares, 74 milhões de salas de aulas equipadas ou 3,5 milhões de postos de Saúde. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário  (IBPT), o brasileiro trabalha, em média, 150 dias para pagar todo este dinheiro. São cerca de 41,82% de sua renda bruta. Os principais impostos são o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), responsável por 20,66% da arrecadação, a contribuição previdenciária para o INSS, com 18,02% e o Imposto de Renda, com 17,7%. “Eu não faço a menor ideia pra onde vai esse dinheiro”, admite Luiz Garlhaço, comerciante contribuinte há 45 anos.

Para o economista da bolsa de valores de São Paulo, Laercio Morato, a falta de informação sobre a quantidade de impostos tributados pode ser prejudicial para a população em geral. “O brasileiro não sabe do quanto paga de imposto no seu dia a dia, por isso não sabe dos constantes aumentos na tributação. Nós nem sabemos como o dinheiro dos impostos é usado”.  Ainda segundo ele, a fiscalização deve ser feita por todos os cidadãos e não apenas pelas empresas. “É como pagar um plano de saúde ou uma escola particular e não usar”, enfatiza.

Uma das principais campanhas para conscientizar a população da quantidade de impostos pagos é a lei 12741/2012. Apelidada de “De olho no imposto”, ela obriga estabelecimentos a discriminar na nota fiscal o valor em tributo dos produtos pagos. O objetivo é que fique plenamente transparente a quantidade de impostos tributados. Assim, caso o consumidor se sinta lesado pela quantidade paga, terá mais dados para poder exercer seus direitos. Para o comerciante Luiz a lei é uma ótima iniciativa: “Pelo menos dá pra saber no que eu estou gastando. Não é só pagar por pagar”, comenta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification