Dados do Banco Central revelam que poupadores continuam crescendo independente das variações de rentabilidade que as contas poupança vem sofrendo
Por: Ataide Aquino
Em 2012, foram adotadas novas regras do rendimento. Nesta mudança o rendimento de muda quando o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) ficar em 8,5% anuais ou menos. Desta forma, com os juros baixos, a poupança rende menos. Se os juros sobem acima de 8,5%, vale a regra tradicional. Mesmo com as mudanças, em setembro de 2013, a caderneta de poupança registrou captação líquida recorde de R$ 6,696 bilhões. Com isso, o total de captação do ano foi para R$ 48,948 bilhões, também valor anual recorde, de acordo com dados do Banco Central.
A intenção do governo com esta mudança foi desestimular a migração de grandes investidores para a poupança, por conta da menor rentabilidade de outras aplicações movidas a juros. A nova regra vale não só para poupanças abertas a partir de 4 de maio de 201, mas também para as que já existiam. Apenas para os depósitos feitos a partir desta data, o valor continua rendendo conforme as regras anteriores.
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa a Selic para 9% ao ano no mês de setembro, fazendo com que a poupança voltasse a render como antes da alteração, mesmo assim trazendo vantagens aos investidores. “A nova regra favorece os que aplicam por tempo indeterminado. Ou seja, quem aplicam sem a necessidade de resgate imediato, pois, se houver um resgate dentro do mês da aplicação, o rendimento do valor aplicado não será incluso ao valor total da aplicação e sim os rendimentos de aplicações anteriores mais o saldo da aplicação do mês”, afirma o contador Fernando Bonadio.
O contador comenta que por causa das garantias do governo, as Cadernetas de Poupança continuam sendo o melhor investimento para as pessoas de classe média baixa. “Para as pessoas de classe alta e média os investimentos em papeis ainda são melhores”, enfatiza. Mesmo com todas as mudanças e variações a Caderneta continua sendo muito atrativa e recomendada, em especial para uma parcela específica de poupadores.