14 de out. de 2013

Imprevisível e fabulosa

A filiação de Marina Silva ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), anunciada de forma inesperada no dia 05, acirra as eleições de 2014. A atual presidente Dilma Rouseff do PT (Partido dos Trabalhadores), tinha poucas chances de enfrentar um segundo turno para concretizar sua reeleição, segundo dados do IBGE e Datafolha. Sem a aliança entre a ex-senadora e o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos — possível candidato do PSB à Presidência da República —, a única frente ante ao PT seria o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), em constante queda nas pesquisas de intenção de voto.

Ao passo que o vale tudo eleitoral se estende, a demagogia atinge níveis detestáveis. Marina Silva é o paradoxo político em pessoa. Assegurou ter adeptos suficientes para registrar seu novo partido Rede Sustentabilidade e fazer oposição à polarização PT-PSDB. No entanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou o registro da Rede quase por unânimidade, — apenas um voto favorável. A decisão foi tomada por uma razão única: quantidade insuficiente de assinaturas, constatado pela procuradoria eleitoral do MP (Ministério Público).

Deste modo, se Marina realmente tivesse compromisso com o antagonismo ao PT-PSDB, não teria firmado parceria com Campos, já que o PSB se aproxima de um palanque duplo com o PSDB nos estados de São Paulo e Minas Gerais, maiores colégios eleitorais do Brasil. A contradição vai além. Paulo Bornhausen, recentemente filiado ao PSB, é criticado pelos próprios redistas por representar velhas oligarquias no estado de Santa Catarina e por sua família ser conservadora nas questões ambientais. Marina é conivente à tudo, independente de suas ideologias.

A aliança Marina-Campos foi de fato surpreendente. Marina dizia com toda certeza que seria a candidata da mudança, do partido diferente. Seu sonhático discurso atendia à insatisfação espetacularizada dos recentes protestos no país. Porém, no pragmático, a história seguiu seu ciclo repetitivo de criar pseudodissidências.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification